Começou nesta sexta-feira 1º Torneio de Xadrez Aberto do Brasil em Aparecida

Por Solange Araújo

26 de fevereiro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A competição segue com partidas no sábado, 27 e será encerrada com as premiações no domingo, 28

“Hoje aparecida se torna a capital brasileira do xadrez”, comemora o secretário municipal de Esporte, Gerfeson Aragão. A comemoração se deve ao fato de que nesta sexta-feira, 26, foi dada a largada ao Torneio de Xadrez Aberto do Brasil – etapa Aparecida.

Na solenidade de abertura do evento estiveram presentes, além do secretário Gerfeson Aragão, o presidente da Federação de Xadrez do Estado de Goiás, Claudionor Carneiro; o Diretor de Esportes e Lazer do Sesi, Wellington Cortes Sobrinho e Aislan Carlos Dourado Queiroz, representante do Senai Goiás.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário Gerfeson aproveitou o momento para homenagear as mais de 250 mil vítimas da Covid-19 com um minuto de silêncio. Após a homenagem, ele contou sobre a expectativa do prefeito Gustavo Mendanha em implantar o esporte nas escolas municipais.

“A implantação é um projeto que já vem sendo estudado no município. Esperamos poder dar início assim que a pandemia acabar.”, explicou.

O torneio tem como principal objetivo dar mais visibilidade para o xadrez e também movimentar os rankings brasileiro e internacional da modalidade esportiva. Esse é um pensamento do Diretor de Esportes e Lazer do Sesi, Claudionor Carneiro, ele acredita que o evento vai marcar uma nova concepção sobre o esporte em Goiás.

“Com a colaboração de todos é muito importante que o xadrez, tenha uma nova vida cheia de perspectiva e que nós possamos levar ao estado de Goiás o conhecimento e a disciplina que o esporte transmite aos atletas”, aponta.

Quem também marcou presença no torneio e vai representar Aparecida na competição, é o Gran Mestre Internacional de xadrez, André Diamant. O atleta de 31 anos, é o atual vice-campeão brasileiro, e também já foi campeão brasileiro do Campeonato Absoluto de Xadrez.

O atleta Fabiano Ribeiro, 49 anos, veio de Catalão para participar do torneio, e está com expectativa de ficar entre os 20 melhores no torneio. Ele disputa na categoria absoluto, com jogadores de todas as idades.

Premiação

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SEMEL) e Centro Educacional Xeque Mate, o torneio irá distribuir R$ 10 mil em premiação para os melhores colocados. O campeão da categoria Absoluto, por exemplo, será premiado com R$ 2 mil. Os valores das demais premiações estão disponíveis no site do torneio.