23ª Festa do Funcionário Destaque da Aciag destaca o crescimento da indústria em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 26 de novembro de 2012 – O prefeito Maguito Vilela, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ação Social, Carmem Sílvia, prestigiou na noite do último sábado, 24, a festa do Funcionário Destaque 2012, realizada pela Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia. O evento aconteceu no Cel da OAB e contou com a presença de vários funcionários e empresários que tem empresas ou industrias instaladas no município, autoridades da administração e do judiciário aparecidense. “Aparecida é uma cidade que vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, e este crescimento se deve ao número de indútrias e empresas instaladas na cidade e aos seus funcionários, que são parte essencial neste crescimento. Por isso devemos sempre reconhecer o trabalho de cada um para transformar Aparecida em uma cidade cada vez melhor para se viver e trabalhar”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

De acordo com o presidente da ACIAG, Heribaldo Egídio, o objetivo do evento, que está em sua 23ª edição, é o de valorizar os verdadeiros responsáveis pelo crescimento da cidade de Aparecida de Goiânia. “O objetivo do nosso evento é reconhecer o potencial industrial, comercial e econômico da nossa cidade, além de reconhecer aqueles que também são responsáveis pelo crescimento do município, pessoas trabalhadoras, que são os funcionários”, contou o presidente da Aciag, Heribaldo Egídio, destacando o salto no número de indústrias que vieram para Aparecida nos últimos três anos.

Para o secretário de Industria e Comércio, Ricardo Rabahi, a proximidade com São Paulo e região sudeste do país contribuiu para que Aparecida se tornasse a 5° cidade com a melhor economia do Centro-Oeste e a 4° maior cidade do país em poder de consumo, segundo pesquisa da Revista Exame deste ano. “Com a desconcentração industrial muitas empresas se instalaram na cidade, gerando mais emprego e renda, e a cidade deu um salto econômico e social muito grande. Para acompanhar este crescimento nossa gestão tem investido muito em obras de saneamento básico, infraestrutura, e principalmente em educação, desde o ensino básico ao profissionalizante e superior. O resultado é uma população mais capacitada, capaz de suprir as demandas das empresas”, explicou o Secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Rabahi.

Com quase 500 mil habitantes e considerada a maior cidade do Centro-Oeste – atrás somente das capitais – Aparecida tem mesmo motivos para acreditar no seu crescimento, que chegam em forma de geração de empregos e, consequentemente melhor renda. Em pouco mais de três anos, o Produto Interno Bruto (PIB) de Aparecida dobrou, além disso a cidade abriga quatro pólos industriais e dois novos estão em implantação. Em 2008, eram 590 indústrias em atuação em Aparecida, hoje já contamos com 1.822 em funcionamento, o que representa um aumento de 1.232 novas indústrias instaladas em menos de três anos e meio. Segundo Rabahi, a procura de empresas para se instalar no município é tão grande que faltam áreas disponíveis para doação. “Recentemente empresários de países como Israel, Itália e Coreia do Sul nos visitaram e demonstraram interesse em fixar suas bases por aqui. Apesar das dificuldades, o município luta para absorver este crescimento que será revertido em benefícios para os moradores”, completou.

Para acompanhar essas mudanças, a Prefeitura está criando condições para que a população aparecidense tenha acesso a especialização, cursos profissionalizantes, que garantirão a ocupação dessas vagas e uma melhor colocação no mercado. “Em quase quatro anos de administração, trouxemos uma unidade do Instituto Federal Goiano (IFG), reformamos e ampliamos as unidades escolares que o município já possuía, construímos quatro novas escolas, vamos construir 36 Centros Municipais de Educação Integral (Cmeis) que já estão em licitação, além do campus da Universidade Federal de Goiás (ufg), que será realidade em Aparecida nos próximos anos. Tudo isso tem colocado Aparecida à frente de vários outros municípios”, destacou Ricardo Rabahi.

PRÊMIOS – Na noite dos Funcionários Destaque de 2012 foram sorteados diversos prêmios, como TVs, DVDs, tablets, microsistems, além de uma moto Honda Biz e um Gol G4 zero km. Os  funcionários foram indicados pelas empresas e instituições que participaram da festa, e se destacaram em suas funções. O ganhador do carro foi o operador de moinho, Antônio Nascimento, de 56 anos. Antônio é funcionário da Tubos PVC e contou que não esperava ser sorteado. “Eu não imaginava, nunca tive carro, sempre fui trabalhar de bicicleta, mas agora vou poder levar minha família para passear”, declarou, emocionado, o operador de moinho.