2º Fórum da Agenda Aparecida 2050 discute o futuro da educação no município

Por Rackel Vieira

1 de fevereiro de 2020

Por Rackel Vieira

1 de fevereiro de 2020


Foto: Enio Medeiros

O evento reuniu membros da sociedade civil, estudantes e especialistas da área que levantaram sugestões para melhorar a educação em Aparecida nos próximos 30 anos

A Educação Municipal de Aparecida de Goiânia é listada como o serviço público melhor avaliado pela população, mas mesmo assim, a área tem grandes desafios e precisa fazer melhorias. Acabar com a fila de espera por vaga na rede pública de ensino infantil e realizar maiores investimentos na educação básica estão entre as principais sugestões de melhorias levantadas pelos participantes do 2º Fórum do Agenda Aparecida 2050.

Centenas de moradores do Vila Brasília e região estiveram neste sábado, 1º, na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), no Jardim das Esmeraldas, para expor suas ideias no projeto. O objetivo principal dos fóruns de discussão é o de pensar na cidade para daqui 30 anos, com planejamento estratégico para dar suporte às decisões da administração pública a longo prazo.

Para o prefeito Gustavo Mendanha o projeto poderá servir de planejamento estratégico de Aparecida. “É escutando a população que nós tomamos decisões mais assertivas, pois são os moradores que vivenciam de fato a realidade dos serviços públicos ofertados. A partir daí teremos condições de traçar melhor os investimentos para a cidade, soluções para necessidades emergentes e melhores condições de vida para o cidadão aparecidense. Por isso é importante que toda cidade participe e se engaje nesse projeto”, destacou o prefeito que na ocasião anunciou reajuste no piso salarial dos professores. “Vamos repassar aos professores o reajuste do Governo Federal de 12%”.

De acordo com a secretária de Educação, Valéria Pettersen, entre as soluções que devem melhorar a educação da cidade, está a construção de novas creches que devem entrar em licitação ainda este ano. “O dinheiro já está reservado no orçamento. Temos 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) licitados, com 180 vagas cada, e vamos licitar mais três com 440 vagas cada. Esperamos em dois ou três anos zerar esse déficit da educação infantil”, pontuou.

Segundo a secretária, outras propostas devem ser implantadas para melhorias da educação em Aparecida ainda nesta gestão. “Para aperfeiçoar o aprendizado dos estudantes da rede municipal, vamos contratar 300 professores estagiários para dar reforços nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e atividades esportivas no contra turno das aulas convencionais. Serão investidos ainda mais R$ 4 milhões em materiais escolares extra para os alunos terem acesso ao máximo de conteúdo educativo em casa. Além disso, vamos expandir as aulas de Robótica para todas as escolas do município”, detalhou Valéria.

O doutor em Educação, Rodrigo Fidélis, frisou a importância de criar políticas públicas para investir mais na educação infantil. Para ele, é com uma boa educação básica que o indivíduo é formado com excelência. “É tão importante investir em professores da educação básica quanto do ensino superior.  Na educação pública, principalmente, é preciso ter os melhores pedagogos para que consigam fazer o processo de transformação social pela conscientização do conhecimento”, disse.

Ana Carolinne Sousa Pereira, 32, moradora da região Vila Brasília, fez questão de participar e discutir o futuro da educação dos seus filhos. “É muito importante a gente discutir melhorias para nossa cidade, fiquei muito satisfeita com as propostas apresentadas. Eu sempre gostei muito do ensino aplicado nas escolas públicas de Aparecida e quando se trata do futuro dos nossos filhos a gente quer sempre o melhor para eles, por isso acordei cedinho para participar”, conta.

A edição deste sábado (1º) contou com Mesa Redonda composta pela secretária Municipal de Educação e Cultura, Valéria Pettersen e doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UNB) e Mestre em Educação e Social pela (PUC-GO), Rodrigo Fidélis. Após as apresentações, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho coordenados por representantes das universidades parceiras responsáveis por mediar o debate dos temas: desenvolvimento econômico, sustentabilidade socioambiental, ordenamento territorial e gestão urbana, mobilidade e acessibilidade desenvolvimento sociocultural.

Agenda Aparecida 2050

O Agenda Aparecida 2050 realizou o primeiro fórum no dia 23 de novembro/2019 e abrangeu a Região Cidade Livre/Tiradentes. Os próximos 4 fóruns serão realizados nas macrorregiões que compõem 165 bairros, são elas: (Região Santa Luzia, Região Papillon Park, Região Garavelo, e Região Central). Antes de cada fórum é realizada uma ampla pesquisa pelo Instituto Fortiori na região que irá sediar o evento, levantando aspectos como desenvolvimento econômico; saúde; educação; segurança, entre outros, traçando um diagnóstico completo para auxiliar as discussões de grupos de trabalhos que acontecerão no fórum. No final do evento, será feito um documento com toda estratégia e planejamento colaborativo que vai nortear as ações da prefeitura pelos próximos 30 anos.

O projeto é uma realização da Prefeitura juntamente do Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular. Para a diretora executiva do jornal, Silvana Bitencourt, o projeto dá condições da sociedade discutir democraticamente sobre o que desejam para sua cidade. “ Nós idealizamos esse projeto há alguns anos. Aparecida se desenvolveu bastante, mas ainda existem muitos desafios e precisa de um planejamento para o desenvolvimento social, econômico, meio ambiente, saúde e educação. O jornalismo tem um papel social muito importante na sociedade e é gratificante proporcionar à população a oportunidade de sentar e discutir planos e soluções para o futuro. É realmente um projeto que dá muito orgulho para o jornal, tem apresentado resultados interessantes a cada edição”, salientou.

Também colaboram na realização do projeto a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese) e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Goiás, PUC Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Universidade de Rio Verde, Faculdades Sul D’América, Alfredo Nasser (Unifan) e Nossa Senhora Aparecida (Fanap).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)