60 crianças participarão do programa Bombeiro Mirim em Aparecida

Por Rafael Freitas

22 de fevereiro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Possibilitar um melhor entendimento sobre a responsabilidade compartilhada entre família, sociedade e Estado, dando ênfase aos valores de cidadania, moral e ética no convívio com a família e sociedade. Para isso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) para trabalhar a formação de crianças e adolescentes no município por meio do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM).

Ao todo, 658 crianças se inscreveram nas 30 vagas destinadas para Aparecida de Goiânia pelo programa do Corpo de Bombeiros, que tem como missão proporcionar as crianças e adolescentes instruções e noções que os auxiliem no comportamento social para o exercício pleno de cidadania. Por conta da alta procura, o prefeito Gustavo Mendanha firmou mais uma parceria com a corporação e anunciou, na manhã desta sexta-feira, 22, durante o sorteio, mais 30 vagas, beneficiando no total 60 crianças de 8 a 12 anos de idade do município.

“Compreendendo importância do trabalho, abracei esse projeto da corporação e pudemos firmar mais uma parceria, viabilizando a abertura de 30 novas vagas, além das 30 já disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros. Desta forma, beneficiamos um número maior de crianças e proporcionando aprendizado e cidadania”, sublinhou o prefeito.

A emoção dos pais e crianças rolou solta durante o sorteio das 60 vagas, realizado na sede do 7º Batalhão do CBM-GO, localizado no setor Veiga Jardim. Davi Pereira dos Santos, 9 anos, mora no setor Village Garavelo, foi o primeiro a ser sorteado e comentou da conquista da vaga. “Eu tenho admiração pelo Corpo de Bombeiros e agora vou fazer parte do sonho que eu tanto esperava”, comemorou. A mãe do garoto, Josiane Sousa Reis, também comemorou. “Eu estava na torcida para que o Davi fosse sorteado e deu certo. Estou emocionada e feliz”.

Outra sorteada foi a pequena Ester Alves Valeriano, de 9 anos. Ela e seu pai, Simonei Valeriano, comemoraram muito ao ouvir o nome ser falado no microfone pelo prefeito Gustavo Mendanha. “Estou feliz demais por isso. É um desejo sendo realizado hoje”, comentou a criança com um sorriso no rosto. “A felicidade da minha filha é a minha felicidade também. Não tem como ter outro sentimento a não ser felicidade”, disse o pai.

O comandante do 7ª Batalhão do CBM-GO, localizado no setor Veiga Jardim, major Marcos Vinicius, comentou na manhã desta sexta-feira, 22, da felicidade em poder fazer parte da execução do projeto. “É uma satisfação muito grande para o Corpo de Bombeiros, em Aparecida, executar esse projeto valoroso. A Prefeitura é uma grande parceira da corporação e pudemos com isso beneficiar um número maior de crianças e adolescentes de Aparecida”, sublinhou.

As crianças sorteadas vão participar de aulas que serão ministradas pelo corpo docente dos Bombeiros, sendo elas: Educação Física, Noções de Salvamentos e Primeiros Socorros, Estudo e Prática Bombeiro Militar, Noções de Teoria de Incêndio, Ética e Cidadania, Higiene Pessoal, Acompanhamento Pedagógico, Noções de Educação Ambiental e Educação para o Trânsito, Prevenção e Combate ao uso de Drogas, Noções de informática e Temas Transversais, além de dinâmicas, filmes, atividades recreativas e culturais. As atividades do programa serão realizadas todas as terças, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, na 5ª CRBM, situada na Avenida de Furnas, no setor Jardim Rio Grande,  próximo à Câmara Municipal.