Ação da SMS promove saúde bucal e vacinação em centro de educação do Cidade Livre

Por Frederico Noleto

5 de junho de 2019

Por Frederico Noleto

5 de junho de 2019


Foto: Frederico Noleto

Como parte da agenda de ações que visam universalizar o atendimento da rede municipal de Saúde de Aparecida, a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (05) uma agenda que levou saúde bucal e atualização da carteira de vacinação para as crianças do setor Cidade Livre. Durante todo o dia as equipes disponibilizaram todas as 16 vacinas do calendário infantil aos 250 alunos do Centro de Educação Infantil Missionária Simei Santos (Ceimiss) conforme a necessidade de cada uma delas. Para Cristina Rodrigues Azevedo, que tem uma criança matriculada na unidade, a ação é importante para os pais poderem atualizar todas as vacinas de seus filhos. “Vou aproveitar também a parte odontológica pra avaliar os dentinhos da criança”.

Um trailer consultório estacionou dentro da unidade para oferecer procedimentos como limpeza, obturação, curativos, aplicação de flúor, extração dentária, distribuição de kits de escovação e outras medidas de prevenção. Segundo a diretora da unidade Ana Maria Carneiro, essas ações são de suma importância para aproximar as famílias. “Alem de ofertar esses serviços nós também poderemos passar as informações importantes para a saúde das crianças”. Natanael Gabriel Borges, levou sua filha para poder atualizar a cartela de vacinas. “Muito bom, muito importante para a saúde de toda a família”. Célia Maria de Souza Fernandes Fonseca, que é assistente social voluntária da escola, comemora o serviço de odontologia ter ficado durante todo o dia. “Eles passaram orientações aos pais acerca da escovação e do uso do fio dental. Isso é muito importante”.

Camila Pereira da Silva, estagiária do Serviço Social de Aparecida, é a responsável pela iniciativa. Ela explica que a ação faz parte de seu projeto acadêmico. Ela conta que além de realizar a vacinação e a higienização bucal das crianças e a promoção de palestras sobre Saúde Bucal e Higiene das Mãos, o projeto também disponibilizou 200 vagas de atendimento para as crianças no Hospital de Olhos de Aparecida. Camila conta que a ação contou também com uma palestra dirigida aos pais das crianças, ministrada pela enfermeira Núria Neres do Vale, que é chefe do Controle Hospitalar da SMS, sobre a importância da higienização das mãos para se evitar a contração das diversas doenças infecciosas. Ela explica que em breve essa mesma palestra será dada dentro da sala de aula, apenas para as crianças. “Esse tipo de palestra é muito importante porque ajuda a fazer do hábito de lavar as mãos uma iniciativa da própria criança, em seu dia-a-dia”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)