Ações estratégicas marcam semana do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Por Solange Araújo

11 de junho de 2019

Por Solange Araújo

11 de junho de 2019


Foto: Jhonney Macena

A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia está com uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é lembrado no dia 12 de junho. A abertura das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi realizada nesta terça-feira, 11, no auditório do CEU das Artes – Orlando Alves Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz com uma apresentação teatral que por meio lúdico conscientiza e sensibiliza a população para a importância de se combater o trabalho de crianças e adolescentes.

“Trabalhamos esse tema durante todo o ano nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, mas nesta semana atuamos mais enfaticamente para conscientizar e fortalecer que o trabalho infantil não deve ser incentivado ou aceito pela sociedade. Não estamos falando daquela contribuição dentro de casa, pois este apoio ajuda a fortalecer os vínculos familiares e formar caráter. Falamos aqui do trabalho que impede que a criança e o adolescente vá para a escola ou tenha seu momento de lazer, que são direitos garantidos. Por isso atuamos forte em cima deste tema, tanto com as crianças quanto com os adultos”, informou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

De forma divertida as crianças aprenderam o que é o trabalho infantil. “Eu gostei muito do teatro e lá em casa não tem isso. Eu ajudo minha mãe com meus irmãos, mas a gente estuda e brinca”, comentou Ana Angélica de 10 anos que mora com os pais e dois irmãos mais novos no setor Cidade Vera Cruz. Hoje, além de terem aprendido o que é o trabalho infantil, a criançada ganhou algodão doce e participou de brincadeiras. “Lá em casa é assim, primeiro eles estudam e brincam, depois eles me ajudam a ajeitar a mesa do jantar e todos jantamos juntos”, sublinhou Vanessa de Souza, após prestigiar o teatro.

As ações continuam durante toda a semana. Na quarta-feira, 12 e na quinta-feira, 13, o teatro será apresentado para as crianças dos Centros de Convivência no Centro de Cultura e Lazer José Barroso e no auditório da Praça CEU das Artes João Natal de Almeida no Parque Flamboyant, às 8h30, nos dois locais. E na sexta-feira, dia 14, às 17h30, será realizada uma blitz educativa na Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping. “A campanha deste ano tem como tema – Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar – justamente para que elas tenham sua infância preservada”, comentou a superintendente de Atenção Especial, Vânia França.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)