Água tratada: Saneago concluirá 2 linhões em Aparecida até janeiro, diz Estado à Prefeitura

Por Allan David

11 de agosto de 2020

Por Allan David

11 de agosto de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito Gustavo Mendanha e governador Ronaldo Caiado vistoriaram obras do Linhão Central, em Aparecida, nesta terça-feira (11); entrega das obras beneficiará milhares de aparecidenses

Mais de 370 mil aparecidenses terão o abastecimento de água regularizado definitivamente dentro de seis meses, quando a Saneago concluir, em janeiro de 2021, as obras dos Linhões Central e Sul. Foi o que afirmaram nesta terça-feira (11) ao prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

Os três gestores vistoriaram hoje as obras de construção de uma adutora no Conjunto Habitacional Bela Morada e de um centro de reservação no Bairro Independência que tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água. As duas estruturas fazem parte do Linhão Central, que vai abastecer regiões estratégicas de Aparecida, como Vila Brasília, Papillon Park, Veiga Jardim, Polo Empresarial e Vila Sul.

Segundo a Saneago, os linhões são a espinha dorsal de grandes redes de distribuição de água, que, nesse caso, vão captar o recurso natural no Sistema Produtor Mauro Borges e levar até os domicílios de Aparecida, passando por Goiânia no meio do caminho.

Na vistoria, o governador Ronaldo Caiado ressaltou que a Prefeitura de Aparecida tem sido “uma grande parceira do Estado” na execução das obras dos linhões. Só os Linhões Central e Sul vão beneficiar diretamente, com água tratada, a população de 83 bairros de Aparecida.

Junto com os Linhões Central e Sul, que estão com obras em andamento, Aparecida terá sua rede de água tratada e esgoto ampliada também através dos Linhões Leste, Oeste e Norte, e o chamado Linhão Goiânia-Aparecida. Todos eles têm obras em fase de licitação.

Centro de reservação no Bairro Independência: tanque armazena 2 milhões de litros de água – Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha disse que a construção dos linhões é uma solução definitiva para a demanda de água e esgoto na cidade. “Quando tudo estiver concluído, nós teremos a garantia de que todas as famílias de Aparecida serão abastecidas com água de qualidade”, frisou ele.

E o governador Ronaldo Caiado confirmou: “Aqui não vai mais ficar dependendo de poços artesianos. Nós vamos dar à população de Aparecida a qualidade na água e a certeza da manutenção da oferta de água tratada na casa das pessoas”.

De acordo com o governador, os Linhões Central e Sul estão recebendo mais de R$ 75 milhões em investimentos. O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski adiantou que os projetos de engenharia dos Linhões Leste, Oeste, Norte e Goiânia-Aparecida já estão concluídos e que em breve, segundo ele, devem ser lançadas as licitações para execução das obras.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, também acompanhou a vistoria das obras no centro de reservação da Saneago no Bairro Independência. A visita aos canteiros de obras teve participação ainda dos deputados federais, Professor Alcides (PP), Célio Silveira (PSDB), Dr. Zacharias Calil (DEM) e Glaustin Fokus (PSC).