Alunos da rede municipal retornaram às aulas nesta quinta-feira, 18

Por Rackel Vieira e Ana Paula Moreira

18 de janeiro de 2018

Foto: Arquivo

Os 38 mil estudantes da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia voltaram às salas de aula nesta quinta-feira (18) nas 59 escolas e 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)  14 unidades conveniadas de Aparecida de Goiânia. “Vocês podem esperar de nós muito respeito, muito trabalho, muita dedicação. Trabalhando juntos, vamos melhorar ainda mais a rede de ensino, num esforço integrado e procurando atender todas as demandas”, afirmou o secretário de Educação e Cultura Rodrigo Caldas.

As matrículas para os alunos novatos foram feitas entre os dias 4 e 12 de janeiro, por meio do serviço de telematrícula, site e pela primeira vez, aplicativo de celular. Foram disponibilizadas neste ano 14 mil vagas e até o momento foram efetivadas 11 mil matrículas, sendo 9,4 mil no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 3,7 mil nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). De acordo com a secretaria o restante das vagas nos Cmeis, cerca de mil, ainda estão sendo efetivadas.

O secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas, informa também que apesar da finalização do prazo inicial ter acabado, os alunos que não conseguiram efetuar suas inscrições podem fazer a solicitação de vagas pelo site da prefeitura: www.aparecida.go.gov.br para entrar no cadastro reserva dos Cmeis.  O serviço de telematrícula e o aplicativo de matrícula já foram desativados.

A estudante do 4° ano, Maria Clara do Vale, de 9 anos se mostrou entusiasmada com o primeiro dia de aula na escola Guiomar Rosa, no setor Jardim Maria Inês. “No primeiro dia já fizemos várias atividades legais, com desenhos, colagens e gostei muito da escola e da professora. Também conheci novos colegas e  tivemos lanche e um almoço muito delicioso”, contou. O ano letivo termina no dia 20 de dezembro, com primeiro semestre sendo encerrado no dia 28 de junho e o retorno para o segundo, no dia 02 de agosto.

Kits e uniformes – Assim como ocorreu nos outros anos, os alunos da rede municipal receberão kits escolares com uniforme, cadernos, lápis, borracha e caneta. A entrega começará em março. “A preocupação da administração é oferecer todas as condições para o aprendizado dos nossos alunos, incluindo um ambiente escolar adequado, seguro, com alimentação balanceada”, destacou Rodrigo.

Novas unidades

A secretaria de Educação e Cultura enfatiza o investimento na educação de Aparecida, com a criação de 15 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que estão em processo de licitação. “O prefeito Gustavo Mendanha já afirmou que continuará a investir na construção de CMEIs e de novas escolas, já existem projetos de novas unidades em fase de licitação. E todas as crianças do cadastro reserva serão encaminhadas para essas novas unidades.” destacou o secretário Rodrigo Caldas.