Alunos vencedores do concurso Calendário Ambiental são premiados com bicicletas

Por Rafael Freitas

21 de março de 2019

Foto: Enio Medeiros

A prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a entrega de 12 bicicletas para os alunos de escolas municipais que foram classificados na 9ª edição do Concurso de Desenho. O projeto teve como objetivo a conscientização sobre o uso racional da água e a elaboração do Calendário Ambiental 2019.

O evento foi realizado no pátio da Escola Municipal Parque Flamboyant e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Veter Martins, secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, superintendente pedagógica da Educação, Aline Caixeta, vereadores Almeidinha e Hilário Giacomet e gestora da unidade de ensino, Maria das Graças Salustiano.

A partir de aulas pedagógicas em salas de aula, os alunos de 32 escolas municipais foram orientados a criar desenhos com o tema “Água: um pingo de consciência”. Uma equipe de avaliação  –  formada por servidores da Semma – classificou as 12 melhores ilustrações de  alunos do 1º ao 9º ano, levanto em consideração a criatividade, originalidade e temática dos desenhos. Os desenhos  foram usados para a confecção de um calendário e usados para ilustrar os 12 meses do ano.

O prefeito Gustavo Mendanha comentou da importância da Educação Ambiental no município e a participação das escolas no projeto. “A escola é o melhor lugar para conscientizar nossas crianças sobre a preservação da natureza. O projeto que hoje resulta em premiação, conscientiza sobre boas práticas para a preservação da natureza e uso consciente da água. E as crianças são protagonistas do futuro da nossa cidade”, afirmou.

A superintendente pedagógica, Aline Caixeta, falou da importância do projeto nas escolas. “Nossas escolas desenvolveram uma didática que envolve práticas pedagógicas e educação ambiental. A partir disso, nossas crianças fizeram desenhos que retratassem a temática ambiental proposta pelo concurso. Além de incentivar boas práticas de preservação da natureza, o projeto desperta nos alunos o desenvolvimento da criatividade”.

“Estou muito feliz por ter participado do concurso e ganhado uma bicicleta pelo desenho que fiz”, comemorou João Victor de Almeida Farias,13 anos, que faz o 7º ano na Escola Municipal Raimundo Coelho dos Santos, no Setor Marista Sul. “Eu fiz o meu desenho e estou muito feliz por ganhar uma bicicleta”, comemorou Maria Eduarda Gomes Silva, 9 anos, que faz o 4º ano na Escola Municipal  Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes. Os gestores das unidades escolares de Aparecida também recebem um troféu.

O secretário de Meio Ambiente, Claúdio Everson, parabenizou a todos os alunos classificados e destacou a importância do projeto de educação ambiental nas escolas do município. “A Semma não funciona apenas para fiscalizações e aplicação de punições aos danos ambientais, mas também para trabalhar projetos que incentivam a preservação do meio ambiente. Por isso, parabenizo a todos os envolvidos na execução desse projeto inteligente e as crianças das nossas escolas municipais que participaram e mostraram a sua criatividade”, finalizou.