Aparecida aguarda nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde para retomar a imunização na cidade

Por Polliana Martins

8 de março de 2021

Por Polliana Martins

8 de março de 2021


Foto: Enio Medeiros

Município aplicou três mil doses em dois dias e a agenda da semana para vacinar nas UBS’s já foi totalmente preenchida

Conforme noticiado pela Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) no último sábado, 6 de março, nesta semana a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 ocorre exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para quem agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A Secretaria informa que todas as vagas disponibilizadas pela ferramenta já foram preenchidas, tanto para a aplicação da primeira dose, quanto da segunda, e que por isso não é possível fazer novos agendamentos.

A pasta esclarece ainda que nesta semana os dois postos de drive-thru (da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades) não estão funcionando. A cidade aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação em idosos com mais de 70 anos. Até o momento, 12.500 imunizantes já foram aplicados em pessoas dessa faixa etária, sendo mais de três mil somente na última quinta e sexta-feira, 4 e 5.

“Nós tivemos uma alta procura pela vacinação por idosos com mais de 70 anos e utilizamos todo o nosso estoque de primeira dose para imunizar o máximo possível de pessoas no menor espaço de tempo. Na quinta-feira tivemos a maior demanda, dia em que administramos mais de duas mil doses, sendo necessário até mesmo fazer o gerenciamento de filas, distribuindo senhas para quem procurou um dos dois drives”, comentou a coordenadora.

Renata ressalta ainda que além disso, todas as vagas disponibilizadas pelo aplicativo para esta semana já foram preenchidas. Iniciamos o sábado sem vacinas no estoque para a primeira aplicação e suspendemos os drives. Assim que o Ministério da Saúde nos enviar novas doses, retomaremos as atividades em todos os postos do município. “Na próxima semana, serão disponibilizadas novas vagas para a aplicação da segunda dose”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro.

Segundo a gestora, todos os idosos acima de 70 anos residentes em Aparecida serão vacinados: “Só precisamos aguardar uma nova remessa do MS para continuarmos imunizando quem porventura não tenha conseguido agora.” Ela destaca ainda que a vacinação domiciliar em idosos acamados com mais de 60 anos continua por meio de agendamento pelo telefone (62) 3545-5868.

Cartão SUS

Renata Cordeiro reforça sobre a necessidade das pessoas atualizarem o cartão de SUS de Aparecida para estar tudo certo quando as novas doses chegarem e a vacinação for retomada: “Quem não tem o cartão ou está com ele desatualizado deve procurar uma das 40 UBS’s da cidade para regularizar a situação. Só é possível acessar o aplicativo com o cartão atualizado. Lembrando que a segunda dose da vacina só é aplicada nas UBS’s por meio do agendamento pelo app. Logo, todos precisarão do cartão atualizado.”

Balanço da vacinação

Segundo a SMS, até a última sexta-feira, 05, Aparecida de Goiânia já aplicou 29.616 vacinas no município, incluindo 1ª e 2ª doses. Do total de imunizantes aplicados, 16.366 foram em profissionais da saúde e 12.497 em idosos acima de 70 anos. 399 idosos acamados já foram vacinados e 354 idosos e deficientes institucionalizados receberam as duas doses do imunizante. A vacinação em Aparecida começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde, totalizando 22.700 doses para 1ª aplicação e 11 mil para 2ª aplicação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)