Aparecida amplia medidas de prevenção e combate ao coronavírus

15 de maio de 2020

Prefeitura ampliou número de leitos de UTI e testes para diagnóstico. Cidade também fiscaliza funcionamento de estabelecimentos comerciais para cumprimento de regras

Com objetivo de conter a disseminação do novo Coronavírus na cidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza, desde março, ações de prevenção à Covid-19 . Entre as ações tomadas nesses quase 60 dias de que a doença chegou à Goiás, estão a ampliação do número de leitos de UTIs, fiscalização de atividades econômicas que estão funcionando, realização de testes para diagnóstico, aplicação domiciliar de testes rápidos, teleconsultas para pacientes com sintomas leves da doença, entre outras.

Aparecida tem se preparado diariamente para combater a pandemia do Coronavírus. Para isso, disponibiliza 123 leitos de UTI e semi-UTI para pacientes da doença que necessitarem de atendimento especializado. Do total de UTIs, até o momento, apenas 4% estão ocupadas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também aumentou o número de testes realizados no município, passando de 15 para 300 o número de exames realizados semanalmente.

“Todos os pacientes de Aparecida receberão atendimento aqui na cidade. Quem tiver algum sintoma leve da doença pode ligar no 0800-646-15-90 que uma consulta será marcada em até 48h na Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa. Também oferecemos atendimento de urgência nas três UPAs da cidade. Todos os pacientes que se enquadrem nos grupos prioritários da Secretaria Municipal de Saúde e tenham recebido indicação médica realizam os exames para diagnóstico da doença. Os testes são do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro. O resultado sai em até 24 horas”, explica o secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, Alessandro Magalhães.

O Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), que desde abril já contava com 30 leitos de UTI e 60 de semi-UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 d agora será equipado com mais 20 leitos para tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus. Na última quinta-feira, 14, a Prefeitura adquiriu 20 novos respiradores com monitores que serão instalados na unidade de saúde, reforçando a estrutura hospitalar no combate à doença. Na rede privada são disponibilizados outros 13 leitos exclusivos para esse tratamento.

“Estamos ampliando o número de leitos de UTI para melhor atender os aparecidenses. A partir de agora, todos os pacientes com a Covid-19 serão tratados em nossa cidade. Além disso, é importante dizer que a rede municipal de Aparecida conta com outros 63 leitos de UTI para atender pacientes com outras doenças”, reforça o secretário.

Testes

Além dos exames do tipo RT-PCR, para diagnóstico da Covid-19, realizado nas UPAs da cidade mediante pedido médico, Aparecida também está realizando testes rápidos domiciliares em larga escala em diversas regiões da cidade. Os testes identificam pessoas que já tiveram contato com a doença e desenvolveram anticorpos. Com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), a cidade aplicou o exame em 1,2 mil moradores para mapear a doença no município. Com os resultados dos exames e de questionários socioeconômicos aplicados, a SMS terá condições de aprimorar e traçar novas medidas para combater a pandemia.

“A realização desse estudo é importante para termos mais dados para a estruturação de novos leitos e até mesmo para debatermos medidas apropriadas para uma futura flexibilização do isolamento social e a gradativa reabertura das atividades da cidade, quando for possível”, explica o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Fiscalização

Desde a flexibilização das atividades econômicas iniciada no dia 28 de abril, a prefeitura realiza a fiscalização permanente nos estabelecimentos comerciais e industriais. Agentes públicos estão conferindo se comerciantes e clientes estão atendendo determinações que têm como objetivo prevenir o avanço da Covid-19. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e atendimento reduzido de pessoas para evitar aglomerações.

“Nossas equipes estão nas ruas verificando se as medidas previstas na Portaria 028 estão sendo cumpridas. Flexibilizamos algumas atividades, pois temos leitos disponíveis para atender nossa população e entendemos a necessidade de comerciantes e trabalhadores. Porém, precisamos do comprometimento de todos nesse enfrentamento ao Coronavírus. Caso cresça o número de casos, comprometendo 70% da nossa capacidade de atendimento iremos editar um novo decreto determinando o fechamento do comércio”, alerta o secretário.

Estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado devem emitir o Alvará Sanitário temporário e também assinar virtualmente um termo de compromisso disponibilizados na plataforma digital retomadaresponsavel.aparecida.go.gov.br. No site, os comerciantes e prestadores de serviços devem informar o ramo de atividade, CNPJ ou CPF, telefone para contato, e-mail e quantidade de funcionários.

Transporte

Empresas que possuem mais de 15 servidores que utilizam o transporte público, conforme a Portaria 028, ficarão responsáveis pelo deslocamento de seus funcionários, evitando que essas pessoas fiquem expostas às aglomerações do transporte coletivo.