Aparecida avalia implantar sistema de semáforos inteligentes

4 de fevereiro de 2021

Na manhã desta quinta-feira,4, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu em seu gabinete executivos da multinacional Semex, que se autodeclara líder em tecnologia viária. Os representantes da empresa apresentaram ao gestor municipal e parte de seu secretariado soluções em semáforos inteligentes e em monitoramento integrado de fluxo de trânsito urbano.

“Estamos trabalhando para consolidar Aparecida como uma cidade inteligente justamente para melhorar o atendimento público em diversas áreas como na saúde e segurança. A mobilidade também e prioridade nesse sentido e, por isso, estamos conhecendo novas ferramentas que poderão ser implantadas e melhorar a nossa mobilidade”, apontou o prefeito durante a reunião.

Além do prefeito Gustavo Mendanha, ouviram as explicações da empresa os secretários da Fazenda, André Luis Rosa; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Johnathan Medeiros; bem como os secretários executivos de Mobilidade e Trânsito, Arnaldo Leite; e de Parcerias, Naira Andrade.

“Entendemos que os semáforos inteligentes vão proporcionar para Aparecida um trânsito melhor e com mais fluidez. Essa tecnologia vai ajudar a acabar com pontos críticos e ociosos, outro benefício é que com o projeto Cidade Inteligente as forças de segurança trabalham em conjunto para responder rapidamente as necessidades de nossa população”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonathan Medeiros.

Representante legal da Semex, Max França disse que a companhia se viu atraída para apresentar seus produtos a Aparecida em função da maturidade e robustez do projeto Cidade Inteligente. Segundo ele, a cidade tem condições palpáveis de implementar a tecnologia que já é empregada em grandes metrópoles globais como Nova Iorque (EUA), Toronto (Camadá) e Macau (China).

No Brasil, o sistema da Semex roda em capitais como Aracajú (SE), Cuiabá (MT) e Salvador (BA), e ainda em Foz do Iguaçu (PR), na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.

“São semáforos híbridos, que, além de controlarem o trânsito para dar fluidez ao tráfego, coletam dados que podem ser integrados aos sistemas de monitoramento de secretarias de segurança públicas”, explicou Max França. Segundo ele, essa mesma tecnologia controla o fluxo de mais de 500 linhas de BRT’s espalhadas em todo o globo.

De acordo com o executivo da Semex, o controle semafórico feito com esses sinaleiros inteligentes é capaz de detectar incidentes; abrir semáforos exclusivamente para veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas de polícia; e liberar o tráfego para veículos parados em cruzamentos à noite sem que haja, claro, o risco de colisões com outros veículos. Essa medida pode evitar assaltos.

É uma solução cogitada para se somar, por exemplo, ao programa Olhos de Águia, o braço do programa Cidade Inteligente voltado à segurança pública, que já monitora em tempo real centenas de órgão públicos como escolas, postos de saúde além de avenidas de grande fluxo, parques e praças.

Com sede no México, a Semex fabrica seus equipamentos em plantas instaladas em Houston (Texas) e Tampa (Flórida), ambas cidades norte-americanas, e no território mexicano.