Aparecida celebra Dia do Trabalhador da Saúde

Por Camila Godoy

18 de maio de 2018

Foto: Wigor Vieira

Hoje foi dia de promover a saúde daqueles que se dedicam a cuidar do próximo, em uma iniciativa da Prefeitura para comemorar o Dia do Trabalhador da Saúde, celebrado no mês de maio. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 18, no Salão I do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, e reuniu diversos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A ação contou com café-da-manhã, palestras, dinâmicas, serviços de identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição de pressão, auriculoterapia, massagens e atendimentos de beleza.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, prestigiou o evento e parabenizou todos os trabalhadores da saúde municipal. “Independente de qualquer problema, nossa saúde é referência em qualidade. Durante a campanha eleitoral, por onde o prefeito Gustavo Mendanha passava, ele reforçava o compromisso de humanizar a saúde, e é isso que vocês têm feito. Em Aparecida, não temos mecânicos, temos seres humanos preparados para atender da melhor forma possível”, afirmou.

O secretário interino de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, enfatizou a importância de promover a saúde entre os trabalhadores que estão na linha de frente da pasta no município. “Nossos trabalhadores atuam incansavelmente para prestar um atendimento de qualidade e, para isso, precisam estar saudáveis. É necessário promover cada vez mais a saúde, a integração e a valorização de todas as equipes da Secretaria. Esperamos que esse dia seja replicado outras vezes”, destacou.

Palestra

Para estimular a reflexão dos presentes sobre Motivação no Trabalho e Saúde do Trabalhador, o médico psiquiatra e professor da Universidade Federal de Goiás, Mauro Elias Mendonça, ministrou palestra e conduziu um bate-papo sobre assunto. Segundo ele, é necessário que os servidores da saúde se cuidem primeiro para então cuidar do próximo: “Escolhemos a área da saúde para nos ajudar, nos curar. Quando não tenho consciência disso e reforço o mito do cuidador, acabo estressando”.

Ao questionar os participantes sobre a motivação individual para o trabalho, o palestrante defendeu a ideia de que muitos buscam a realização fora do ambiente de labor, esquecendo-se que passam a maior parte do tempo no trabalho e que podem ser felizes lá: “Se fazemos algo que gostamos, não cansamos. Se eu faço algo achando que é obrigação, isso vai me gerar cansaço, estresse e sofrimento”, afirmou.