Aparecida Compete: investimento que coloca cidade em evidência no esporte

Por Rodrigo Augusto

6 de março de 2020

Por Rodrigo Augusto

6 de março de 2020

Foto: Wigor Vieira

Investimentos no esporte geram conquistas e reconhecimento para Aparecida de Goiânia em diversas modalidades. Com apoio da prefeitura, por meio do programa Aparecida Compete, atletas aparecidenses têm conquistados títulos importantes, elevando o nome da cidade no cenário nacional e até internacional.

Por trás de cada conquista está o treinamento árduo em busca da perfeição, a perseverança de cada atleta e, é claro, a vontade de vencer. Além de muita dedicação, o esporte também requer investimentos para que os atletas possam disputar competições em diversas regiões do Brasil e até em outros países.

Atletas de alto rendimento que moram e representam Aparecida em competições regionais, nacionais e internacionais recebem do poder público auxílio financeiro para se dedicar ao esporte. O Aparecida Compete disponibiliza recursos para custear despesas como transporte, alimentação e hospedagem.

A lutadora de taekwondo Dangela Guimarães, que é beneficiada pelo Aparecida Compete, é um exemplo claro de que os investimentos dão resultados. No final de fevereiro ela conquista medalha de prata no Us Open da modalidade em Orlando, nos Estados Unidos. Em 2019, a atleta sagrou-se campeã do Chile Open G1.

Prefeito de Aparecida em exercício, Vilmar Mariano, e secretário de Esporte, Geferson Aragão, receberam lutadora nesta sexta,6, na prefeitura (Foto:Wigor Vieira)

Reconhecimento

“Fui vice-campeã do US Open e estou muito feliz. Quero agradecer ao programa Aparecida Compete, que nos ajuda a custear as passagens e toda viagem. Faço um agradecimento especial ao prefeito Gustavo Mendanha e ao secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão”, disse a atleta logo após a competição internacional em um vídeo postado nas redes sociais.

Nesta sexta-feira,6, a lutadora visitou o prefeito em exercício Vilmar Mariano e voltou a reforçar os agradecimentos. “O Aparecida Compete vem fazendo grande diferença na minha vida. Antes, era bem mais difícil conseguir me manter bem colocada no ranking, participar das competições e apresentar bons resultados. Agora, tenha mais segurança para participar das competições”, frisou a atleta que atualmente é a 35ª colocado no ranking mundial na categoria adulto até 46 quilos.

Resultados

Desde sua criação, por meio da Lei 3.388/2017, o Aparecida Compete já disponibilizou 292 auxílios financeiros para atletas de 29 modalidades esportivas disputarem competições em cidades como Caldas Novas (GO), Cuiabá (MT), Lauro de Freitas (BA), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Vitória (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). Fora do Brasil os atletas beneficiados pelo Aparecida Compete já representaram a cidade em países como Argentina, Chile, França, China, Espanha, Bélgica, Republica Dominicana e Portugal.

Outro atleta vencedor que conta com auxílio do Aparecida Compete para participar das competições é o também lutador de taekwondo Fernando Henrique Vaz Manresa. Com apoio do poder púbico, o lutador já conquistou títulos como o World Police & Fire Games, Campeonato Mundial de Policiais Militares, Copa do Brasil e outras conquista como o terceiro lugar no Chile Open da modalidade.

“Esses atletas recebem o incentivo por merecimento, nenhum deles receber por indicação. Todo processo para repasse dos valores é bastante transparente. Para ser beneficiado o atleta deve atender uma série de exigências, estar registrado em uma federação ou confederação, morar na cidade ao menos dois anos, prestar contas em dia dos valores recebidos, ter bom desempenho na modalidade esportiva entre outros critérios”, explica secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Geferson Aragão.

Orçamento

Desde sua criação, em 2017, o orçamento do Aparecida Compete vem crescendo. A cada ano o poder público municipal aumenta os valores destinados ao programa, valorizando o talento de esportistas de diversas modalidades. No primeiro ano, foram investidos R$ 50 mil. Em 2018, R$ 100 mil e, em 2019, R$ 180 mil.  O investimento previsto para 2020 é de 200 mil reais.