Aparecida de Goiânia abre terceiro drive thru de testagem para a Covid-19

Por Camila Godoy

26 de agosto de 2020

Por Camila Godoy

26 de agosto de 2020


Foto: Enio Medeiros

O novo ponto de coleta fica no Garavelo Residencial Park e tem capacidade para realizar 200 exames diários mediante agendamento pelo 0800-646-1590

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou, nesta quarta-feira, 26, a testagem de Coronavírus, pelo método “drive-thru”, em que as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. Um novo posto de coleta foi montado na área externa do Hospital Garavelo, no setor Garavelo Residencial Park. O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com capacidade para 200 exames diários. Para realizar o teste é necessário estar com sintomas da Covid-19 e agendar previamente pelo 0800-646-1590. Ao todo, são 14 postos de coleta na cidade para exames do tipo RT-PCR, considerado pelos especialistas como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico, sendo três drive-thrus.

“Aparecida foi um dos primeiros municípios no país a investir em testagem em massa. Ainda em abril, saltamos de 15 testes semanais para mais de 300. Desde então, expandimos os postos de testagem para diferentes regiões da cidade, com o objetivo de examinar o maior número possível de moradores. Hoje, realizamos uma média de mais de mil testes por dia e já testamos 14% da nossa população. Uma estratégia muito forte que se reflete em todos os nossos resultados de enfrentamento à pandemia”, afirmou o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, o diagnóstico precoce por meio da ampla oferta de exames permite que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conduza o correto isolamento e monitoramento dos doentes, quebrando a cadeia de transmissão do vírus: “Em nossa cidade, os resultados do RT-PCR ficam prontos em até 48h e os casos positivos são acompanhados pela Central de Telemedicina. Pessoas do grupo de risco ainda participam de um programa de monitoramento com a realização de exames laboratoriais a cada dois dias, tomografia e empréstimo de oxímetros. Tudo isso evita que o doente seja internado já em estado muito grave e que evolua para o óbito”.

Drive-thru: modelo assertivo

Com três pontos de drive-thrus para exame de diagnóstico da Covid, Aparecida tem investido na praticidade e segurança do modelo, que reduz o fluxo de pessoas nas unidades de urgência, evitando aglomerações: “Encontramos nesse formato uma maneira de ampliar a testagem na cidade de forma organizada, segura e acessível com critérios técnicos e que facilita o acesso da comunidade por não exigir consulta médica prévia. Mas, destaco uma recomendação da SMS: é muito importante realizar o diagnóstico de forma rápida e ser avaliado pela equipe técnica. Muitos chegam em nossas unidades já debilitados, com os pulmões comprometidos e outros problema. Então, em caso de sintomas, não deixem de fazer o exame. Seja no drive ou em alguma unidade de saúde”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

De acordo com o superintendente, além do novo posto de coleta no setor Garavelo, a Prefeitura oferece testes no drive-thru do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, na região Central, e na área externa do Centro de Diagnósticos e Especialidades, no Jardim Boa Esperança. “Realizamos ainda o teste RT-PCR nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) de Aparecida (Brasicon, Buriti e Flamboyant), e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Buriti Sereno, Independência Mansões, Pontal Sul I, Garavelo Park, Jardim Tiradentes, Expansul, Santa Luzia e Alto Paraíso”, pontuou.

Como funciona

Podem fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais condizente com os da Covid-19 e que sejam moradoras de Aparecida de Goiânia. O agendamento é realizado pelo 0800-646-1590. Na data e horário agendados, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada no drive-thru determinado. O paciente, sem descer do veículo, apresenta um documento de identidade e passa pela triagem e notificação. Em seguida, são aferidos alguns sinais vitais e, estando tudo de acordo com os protocolos, é feita a coleta do material. O paciente é então liberado para ir embora aguardar o resultado que será informado por telefone, via mensagem de whatsapp, pelo laboratório responsável.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)