Aparecida aguarda o envio de mais vacinas para retomar a aplicação da 1ª dose nos drive-thrus da cidade

Por Polliana Martins

10 de abril de 2021

Por Polliana Martins

10 de abril de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informa que a vacinação da 1ª dose contra a covid-19 para os idosos acima de 62 anos nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (Setor Solar Central Park) e no Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) foi interrompida na manhã de hoje, 10, e será retomada assim que chegarem novas remessas de doses. Por volta das 10h de hoje, os profissionais dos dois drives começaram a distribuir senhas para quem estava na fila porque o estoque do imunizante estava acabando.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães afirma que, assim que chegarem mais vacinas enviadas pelos governos estadual e federal, a imunização das pessoas com mais de 62 anos “será prontamente retomada nos drives. Nossas esquipes estão em permanente alerta e trabalham para imunizar o máximo possível de pessoas no menor espaço de tempo. Se ainda tivéssemos doses, vacinaríamos ininterruptamente, todos os dias da semana”

Sendo assim, a SMS cancelou a vacinação que aconteceria neste domingo porque as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não foram suficientes para atender a demanda. A pasta ainda destaca que, ao longo da semana, os postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionarão normalmente para quem agendou o serviço pelo aplicativo Saúde Aparecida.

A coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro, diz que na quinta-feira, 8, o município recebeu 3,6 mil doses do MS por intermédio da SES destinadas à primeira aplicação. Dessas, 2.200 foram utilizadas nos postos de vacinação em sistema drive thru; 1.080 para os profissionais de saúde que ainda vão receber o imunizante e 180 para os profissionais das forças de segurança. As demais foram destinadas à população com mais de 63 anos no aplicativo Saúde Aparecida.

Falha técnica nas doses

Renata Cordeiro declarou que “já administramos mais de 60 mil doses em Aparecida, dentre estas foram 45 mil para a aplicação da 1ª dose em cerca de 39 mil idosos vacinados, tanto com dose 1 quanto a 2. Infelizmente, os últimos lotes de vacinas que temos recebido do Ministério da Saúde (MS) têm apresentado uma falha técnica em relação à quantidade de doses (10), que tem dado uma quantidade menor, cerca de 7,8 e 9 doses em cada frasco. Isso acaba contabilizando uma quantidade de doses a menos para o município.”

Linha de frente

A gestora informa ainda que parte das vacinas recebidas serão destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente que ainda não foram imunizados e aos profissionais de segurança pública. Nesses casos, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais e não nos postos de vacinação fixos que atendem apenas idosos.

Alegria de quem foi imunizado

A professora aposentada Nilva Rodrigues, 63 anos, estava na manhã deste sábado no drive da Cidade Administrativa acompanhada do marido Ivan Carlos e ambos estavam muito sorridentes porque ela seria vacinada. “Trabalhei como educadora por 30 anos antes de me aposentar e até me lembro do prefeito menino. Quem diria que, anos depois, ele seria o chefe do Executivo local e estaria à frente de um combate à pandemia que orgulha os aparecidenses e chama a atenção de todo o Estado?”, destacou.

Já o aposentado José do Carmo Ferreira da Silva, 62 anos, morador do
Conjunto Planalto, teve dois motivos para festejar neste sábado: a vacinação e o próprio aniversário. As vacinadoras cantaram “parabéns pra você” antes da imunização enquanto ele aplaudia, emocionado. Nas filas ao redor, pessoas aplaudiram o acontecimento.

Dose 2

Para quem já recebeu a primeira dose da vacina, é importante ficar atento ao prazo previsto no cartão de Vacinação para recebimento da Dose 2. Nesta quinta, 8, o município recebeu 5 mil doses para a segunda aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Balanço

Ao todo, com os novos imunizantes desta quinta-feira, 08, Aparecida recebeu um total de 76,1 mil doses, sendo 49.500 para primeira aplicação e 26.600 para 2ª aplicação. As vacinas vieram em dez remessas encaminhadas pelo MS.

Conforme o último balanço parcial realizado, Aparecida já aplicou mais de 59 mil doses nos grupos prioritários. Aproximadamente, 44 mil referentes à primeira aplicação e 15 mil referentes à segunda.

Vacina contra a fome

Desde o dia 05 de abril a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza a campanha solidária “Vacina contra a fome”. A iniciativa busca arrecadar alimentos não perecíveis nos drive-thrus de vacinação da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Aparecida Shopping. A ideia é que, por vontade própria, quem for receber a dose da vacina e sinta a vontade de ajudar famílias de Aparecida em alta vulnerabilidade social, possa aproveitar a ida ao posto de vacinação para levar as doações.

O horário para entrega das doações nos dois drives é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. São os mesmos horários da vacinação. Os donativos serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que fará a distribuição das cestas e alimentos. Titular da pasta, a primeira-dama e secretária Mayara Mendanha compartilha que, com o agravamento da pandemia, tem se multiplicado na Semas os pedidos por cestas básicas.