Aparecida de Goiânia é a cidade que mais abriu leitos de UTI para covid-19 proporcionalmente em Goiás

Por Camila Godoy e Polliana Martins

17 de março de 2021

Por Camila Godoy e Polliana Martins

17 de março de 2021


Foto: Guilherme Cardoso - IBGH

Município tem 23,89 UTI´s por 100 mil habitantes. Média do restante do estado é de oito unidades a cada 100 mil moradores

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Aparecida de Goiânia é a cidade que, proporcionalmente ao número de habitantes, mais abriu leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Goiás. Desde o início da pandemia, o município criou 141 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s), ficando atrás apenas de Goiânia, que criou 258. Todavia, considerando o número de habitantes, Aparecida tem 23,89 leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes, enquanto no restante do estado a média geral é de 8. Na capital do estado, são 16,80 UTI´s a cada 100 mil moradores.

Em relação aos leitos de enfermaria para os pacientes com Covid-19, Aparecida de Goiânia implantou, até o presente momento, 125 vagas. São 21,18 enfermarias por 100 mil habitantes. Anápolis foi a campeã nesse quesito, tendo em vista que implantou 99 leitos, com média de 25,27 por 100 mil habitantes. No restante do estado, a média geral é de 8,06. Os dados foram calculados considerando as informações populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leitos em funcionamento

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Goiânia tem 141 leitos de UTI e 125 enfermarias exclusivas para tratamento da Covid-19 em pleno funcionamento. São 123 UTI’s no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 30 no Centro Municipal de Especialidades. Ao longo da semana, mais 30 leitos de enfermaria no Hospital Santa Mônica, unidade privada contratada pela Prefeitura, devem entrar em funcionamento e em breve mais 15 de UTI no Hmap.

Colaboração da sociedade

“Muitas vidas são salvas nesses leitos. Estou tremendamente preocupado com a força dessa segunda onda e a prioridade máxima para Aparecida é proteger sua população. Aqui, testamos em massa, isolamos e monitoramos os infectados e tratamos os enfermos com rigor científico e dedicação. Porém, nada disso surtirá efeito se a população não colaborar reforçando as medidas de higiene, distanciamento social e o uso correto das máscaras”, frisa o prefeito Gustavo Mendanha.

“Aparecida se mobilizou de forma rápida e eficaz para enfrentar a pandemia desde o início, em 2020. Isso também permitiu que a cidade pudesse ajudar outros municípios goianos e até Manaus (AM), que enviou 14 pacientes para serem tratados no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), unidade de referência para a covid-19. Ainda abriremos mais 15 UTI´s e 86 enfermarias exclusivas para tratamento da covid-19”, complementa Gustavo Mendanha.

A esse respeito, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que, no último sábado, 6 de março, 53,6% dos pacientes de covid-19 internados no HMAP eram de Goiânia e de outros municípios goianos. Ele ainda relata que, desde o início deste ano, “os índices de contaminação e óbitos estão crescendo exponencialmente apesar de todos os nossos esforços. Estamos lidando com uma variante do novo coronavírus que é mais contagiosa, letal e agrava-se mais rapidamente. Para detê-la é vital que cada pessoa siga as regras sanitárias pelo bem não apenas de sua cidade, mas de todo o País.”

Quando procurar atendimento

“Neste momento, pela velocidade com que o quadro clínico dos doentes tem se agravado, alertamos a todas as pessoas que estiverem se sentindo mal que procurem, o quanto antes, sem precisar agendar antes, uma unidade de saúde. Pode ser uma das três UPA’s (Flamboyant, Buriti Sereno e Brasicon) ou uma das 40 UBS’s do município para uma avaliação profissional”, avisa Alessandro Magalhães.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)