Aparecida de Goiânia entra no cenário amarelo no enfrentamento à Covid-19 e comércios vão fechar aos domingos

Por Poliana Martins

23 de junho de 2020

Por Poliana Martins

23 de junho de 2020


Foto: Enio Medeiros

Medida já estará valendo neste fim de semana. Cidade adotou no primeiro momento, em março, o isolamento social horizontal e com o escalonamento regional o modelo de isolamento social intermitente. No cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias, considerando 14 dias, que são necessários para conter o avanço do vírus

Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 nos últimos dias, Aparecida de Goiânia entra em risco moderado, ou seja, no cenário amarelo da portaria 035/2020 (https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1410). Neste cenário, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, afirma que medidas mais rigorosas, como a ampliação do escalonamento regional, precisa ser tomadas nesta semana para proteger as pessoas. Aparecida adotou no primeiro momento, em março, o isolamento social horizontal e com o escalonamento regional o modelo de isolamento social intermitente. No cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias, considerando 14 dias, que são necessários para conter o avanço do vírus.

O secretário alertou para que a população reforce o isolamento social e tome todos os cuidados preventivos possíveis nesse momento em que a cidade entra em risco moderado para a disseminação do Coronavírus. “Os próximos dias serão muito difíceis e as pessoas precisam entender isso, entender a gravidade da situação. O que mais assusta é que os números estão crescendo muito rápido. Para se ter uma ideia, até 10 dias atrás estávamos tendo a confirmação de 50 casos por semana, agora a nossa média é de 70 casos diários. Na última semana foram confirmados 14 óbitos. Infelizmente, muitas pessoas não estão cooperando e isso nos deixa assustados”, disse Alessandro, enfatizando ainda que a cidade atingiu 40% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal.

“Realizaremos diversas reuniões nesta terça, mas quero já alertar que por conta desse índice de ocupação dos leitos entramos no cenário amarelo, ou seja, vamos possivelmente precisar fechar as atividades comerciais também aos domingos, funcionando apenas o essencial para a vida humana. Então, realmente os próximos dias serão difíceis. E aproveito esse momento para pedir responsabilidade e cuidado por parte da nossa população, pois o risco está cada vez mais próximo de todos”, finalizou Alessandro.

Escalonamento

Desde o dia 08 de junho, com o objetivo de aumentar o índice de isolamento social em Aparecida de 36% para mais de 50%, considerado o mínimo ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura adotou o escalonamento regional do comércio. “O escalonamento regional deu certo, com mais de 95% de adesão dos comerciantes, o que diminuiu o número de pessoas nas ruas. Mas uma parcela da população não entendeu nosso alerta, e atingimos o primeiro, dos três gatilhos que fariam nosso cenário ser alterado. Com aumento da ocupação dos leitos de UTI precisamos de medidas mais rigorosas, o que não gostaríamos de fazer, mas será necessário sempre que aumentar o risco para o que de há mais sagrado, que é a vida humana. A Covid-19 nos obriga a tomar decisões difíceis, porém essenciais”, frisou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Cenários da pandemia

Para planejar o rodízio do comércio, foi criado um sistema de cenários em cores baseado nos números da Covid-19 em Aparecida e nas diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde (MS). No mais brando, o verde, é previsto que o comércio em cada macrozona do município feche uma vez de segunda a sexta-feira. No amarelo, de risco moderado (atual), todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos. No laranja, de risco alto, elas fecham duas vezes por semana e em parte dos sábados e aos domingos, com exceção dos serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados e farmácias. No vermelho (risco altíssimo), aumentam para três os dias de fechamento durante a semana e fecham-se aos sábados e domingos, com exceção dos serviços e empreendimentos já citados.

“A população precisa se conscientizar. Estamos com 34% de isolamento e ainda há aglomerações, saídas desnecessárias para passear e visitar parentes e amigos, e não é momento para isso. Desde 22 de abril estamos focados no planejamento e nas ações de combate à pandemia para evitar o colapso da rede e promover uma flexibilização responsável do funcionamento das atividades econômicas com a validação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento. Todavia, é indispensável a adesão da sociedade para que continue dando certo. Ampliamos o número de leitos de UTI, já testamos mais de 13,5 mil pessoas e monitoramos todos os infectados, dentre várias outras medidas, e com isso mantivemos um cenário estável em Aparecida até agora”, destaca o secretário Alessandro Magalhães.

Isolamento social, a melhor prevenção

Ele ainda ressalta as orientações à população: “Nunca é demais repetir: Fiquem em casa. Quem puder, deve evitar sair, e quem não puder deve sair apenas para o estritamente essencial e sempre usando máscara (cobrindo boca e nariz) e tomando cuidados como a higienização das mãos e mantendo o distanciamento entre as pessoas. Com quem tem insuficiência renal crônica e doenças respiratórias e cardiovasculares, além de idosos, pessoas com problemas imunológicos, bebês e gestantes, o cuidado deve ser ainda maior porque são mais vulneráveis à Covid-19”, disse o secretário Alessandro Magalhães.

O escalonamento regional continua durante a semana. Foto: Avenida Igualdade. (Rodrigo Estrela)

Exceções

Conforme previsto no Artigo 7º da Portaria 035/2020, não estão incluídas no escalonamento regional as feiras livres e especiais (que seguem portaria própria); estabelecimentos de assistência à saúde no atendimento de urgência e emergência, incluindo os serviços odontológicos e hospitalares; estabelecimentos que prestem serviços funerários; e atividades de organizações religiosas (que também seguem portaria própria); e atividades de segurança pública e privada.

Também estão fora do escalonamento as empresas situadas nos polos industriais do município que realizem o transporte de seus funcionários; transportadoras; empresas nas margens das BRs que realizem o transporte de seus funcionários; empresas de medicamento (fabricação e distribuição); delegatórios de serviços públicos; bancos e agências lotéricas; farmácias através de delivery (sem porta aberta); órgãos públicos.

Com o cenário amarelo, entram no artigo que lista as exceções, mas apenas aos domingos as farmácias, que podem funcionar com porta aberta, supermercados, padarias, restaurantes em formato delivery ou drive-thru e postos de combustíveis. As novas alterações serão publicadas ainda nesta quarta-feira, 24, no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida.

Números

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até as 17 horas desta segunda-feira, 22, o município já coletou mais de 13,5 mil amostras de material para realização de testes de diagnóstico de Coronavírus. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico. Confira o atual cenário:

1.765 confirmados;
996 recuperados;
32 óbitos;
29 hospitalizados.

Confira as taxas de ocupação dos leitos de UTI de Aparecida de Goiânia da rede pública e privada:

? Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede pública – 63%
? Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede privada – 90%
? Taxa de ocupação de UTI Pediátrica – Rede pública – 10%
? Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Pública – 40%
? Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Privada – 87%
? Taxa de ocupação total (UTI Adulto e pediátrica – rede pública e privada) – 67%

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)