Aparecida de Goiânia está entre as cidades mais populosas do Brasil, segundo IBGE

Por Rafael Freitas

28 de agosto de 2020

Por Rafael Freitas

28 de agosto de 2020


Foto: Jhonney Macena

Crescimento populacional está associado ao desenvolvimento da cidade e a investimentos públicos aplicados, afirma secretário

Aparecida de Goiânia é o 17º município brasileiro com mais de 500 mil habitantes, com exceção das capitais. É o que aponta a estimativa das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que o Estado de Goiás segue como a 12ª unidade da Federação mais populosa, representando 3,4% da população brasileira total, de acordo com a Projeção da População (Revisão 2020).

Aparecida tem 590.146 habitantes de acordo com o levantamento. No ano passado, segundo a mesma estimativa, a cidade tinha 578.179 mil moradores. O crescimento é de mais 11.967 mil habitantes, o que corresponde a 2,06% em um ano. O município mais populoso de Goiás continua sendo Goiânia (capital) com 1,5 milhão de habitantes, depois Aparecida de Goiânia com 590 mil habitantes – a segunda mais populoso -, e Anápolis com 391 mil habitantes.

Para o secretário da Fazenda, André Rosa, o crescimento populacional da cidade é resultado da aplicação de recursos públicos e melhoria da qualidade de vida da população. “Infraestrutura, educação, modernização da saúde são fatores que explicam esse crescimento populacional. Temos hoje uma cidade grande, que deixou o status de dormitório, para ser uma das locomotivas de desenvolvimento econômico de Goiás e do Brasil”, destacou.

André destaca também que a industrialização da cidade como principal atividade econômica, fez com que Aparecida alcançasse importantes transformações. “A vocação industrial de Aparecida foi potencializada por meio da fixação de empresas e indústrias em nosso município. Isso explica o porquê de pessoas de outras regiões do país estarem vindo para nossa cidade, seja em busca de oportunidade de emprego, pelo o que a administração pública fez de concreto, ou pelas transformações de Aparecida De Goiânia nos últimos doze anos”, concluiu o secretário.

Avaliação

As estimativas populacionais municipais são utilizadas pelo Tribunal de Contas da União no cálculo dos Fundos de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A nota metodológica e a tabela com as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas no portal do IBGE.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)