Aparecida de Goiânia imuniza 100% dos profissionais de saúde da linha de frente e prioriza idosos

Por Camila Godoy

10 de fevereiro de 2021

Por Camila Godoy

10 de fevereiro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Prefeitura realizará o “Dia D” da vacinação para pessoas acima de 85 anos de idade neste sábado, 13 de fevereiro

Com 100% dos profissionais de saúde da linha de frente vacinados contra a Covid-19, Aparecida de Goiânia inicia força-tarefa para imunizar os idosos. Pessoas acima de 85 anos de idade já vinham sendo vacinadas na cidade desde o dia 4 de fevereiro, mas a partir de agora elas são o principal público-alvo da Campanha de Imunização. A terceira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde nesta semana, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinada exclusivamente para os idosos. Nesse sentido, a Prefeitura vai promover o “Dia D” de vacinação para pessoas acima de 85 anos de idade. A ação ocorrerá neste sábado, 13 de fevereiro, nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança, das 8 às 17 horas.

Além do Dia D, até o fim desta semana, os idosos com mais de 85 anos podem ser imunizados normalmente em um dos cinco postos de vacinação da cidade. Eles podem procurar diretamente os drive-thrus da Prefeitura, sem necessidade de agendamento, ou acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcar o dia e o horário da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico. A partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro, a Prefeitura de Aparecida amplia ainda mais o grupo prioritário e passa a vacinar também os idosos a partir de 80 anos de idade.

“Nós atingimos a meta de imunização dos profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com a Covid-19. 100% deles receberam a primeira dose da vacina e a partir da próxima semana iniciaremos a aplicação da segunda dosagem. Por isso, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o nosso foco passa a ser os idosos. Eles são o grupo com maior letalidade pela Covid-19”, explicou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Segundo a gestora, nesta semana, Aparecida de Goiânia realizará uma força-tarefa para vacinar o maior número possível de idosos com mais de 85 anos: “Nós conclamamos essas pessoas a procurarem um dos nossos postos de vacinação, de preferência até o fim desta semana. Basta levar o documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida. Na próxima semana iniciaremos também a vacinação de idosos com 80 a 85 anos de idade, até finalizarmos nosso estoque de vacinas. Conforme recebermos novas remessas, continuaremos com esse público e ampliaremos cada vez mais”.

*Balanço da vacinação*

Até o momento, Aparecida de Goiânia já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos, nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última segunda-feira, 08 de fevereiro, 8.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.221 idosos acima de 85 anos de idade já receberam a imunização contra o Coronavírus.

*Principais informações da Campanha de Vacinação:*

*Neste momento, quem pode receber a vacina?*

Idosos acima de 85 anos de idade

*Onde vacinar?*

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).

Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)

UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)

UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

*Precisa agendar?*

Para se vacinar nos postos de drive-thru NÃO precisa de agendamento.

Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

*Funcionamento dos postos*

De segunda à sexta-feira, das 8 às 20h

*Dia D da Vacinação*

Sábado, 13 de janeiro, das 8 às 17h no Drive-thru da Cidade Administrativa e no Drive-thru do Centro de Especialidades

*O que levar na hora da vacinação?*

Documento de identidade

CPF ou Cartão SUS

Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

*Idosos acamados vacinam?*

Pacientes acamados recebem a vacinação em casa, mediante agendamento telefônico pelo número 3545 5868.