Aparecida de Goiânia terá escalonamento para comércios por macrozonas

Por Daniela Ribeiro e Camila Godoy

3 de junho de 2020

Por Daniela Ribeiro e Camila Godoy

3 de junho de 2020


Foto: Enio Medeiros

Cidade foi dividida em 10 regiões e a cada dia da semana, duas delas terão seus comércios, supermercados, farmácias e distribuidoras fechados para evitar circulação de pessoas nas ruas

Com o objetivo de aumentar a taxa de isolamento na cidade, conforme recomenda as autoridades de Saúde, evitando assim a contaminação em massa da população pela Covid-19, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, decretou a realização do escalonamento regional das atividades comerciais na cidade a partir da próxima segunda-feira, 08. De acordo com a portaria nº 035/2020 do Gabinete da SMS, o município foi dividido em 10 macrozonas, sendo que a cada dia da semana, duas delas não irão funcionar. A portaria que regulamenta o escalonamento do comércio do município foi publicada na tarde desta quarta-feira, 03, no suplemento do Diário Oficial Eletrônico de Aparecida.

O secretário Alessandro Magalhães explica que desde 22 de abril Aparecida de Goiânia vem construindo um plano de enfrentamento com maior previsibilidade de isolamento social e para combater a Covid-19, sendo que o escalonamento é mais uma forma de promover o almejado distanciamento social, alcançando 50% da população da cidade em casa. “Esta é uma ação inédita. Precisamos ampliar o isolamento, que hoje é de 35,8% para mais de 50%. Dessa forma vamos evitar o colapso do sistema público de Saúde e reduzir o índice de contágio da doença, além de melhor atender aos pacientes que apresentarem a forma mais grave da Covid-19”, sublinhou o secretário. “Não podemos retomar tudo de forma irresponsável. O momento é de redobrar os cuidados”, complementou.

As 10 macrorregiões foram divididas em Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os fechamentos regionais acontecerão um dia por semana, em duas das macrorregiões diferentes, a partir desta segunda-feira, 08 de junho. Como mostra o quadro abaixo, nas segundas-feiras serão fechados os comércios, inclusive os essenciais como farmácias e supermercados, nas macrorregiões da Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso; nas terças-feiras não funcionarão os estabelecimentos da região do Garavelo e Zona da Mata; nas quartas ficarão sem abrir o comércio a região do Buriti Sereno e Cidade Livre; já nas quintas-feiras não abrem o Centro e Expansul e, por fim, nas sextas-feiras ficam fechados os estabelecimentos da região do Santa Luzia e Papillon Park.

“Sábados e domingos não entram no programa, pois o funcionamento no sábado é em apenas uma parte do dia e o domingo é o dia comumente usado para descanso. Queremos pontuar que o escalonamento tem como função evitar que as pessoas circulem nas ruas dessas regiões. Muitos comerciantes questionaram se fechando uma região a população não vai para a outra fazer compra. Por isso, o que podemos neste momento é contar com a compreensão e conscientização dos moradores, para que se programem, pois vamos divulgar em vários locais como funcionará o escalonamento, e todos podem evitar sair naquele dia que a sua região estiver em lockdown”, afirmou o secretário Alessandro Magalhães.

Efetividade do Escalonamento

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou as estratégias de enfrentamento à Covid-19 adotadas pela Prefeitura, que também obedecem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo ele, elas podem ser resumidas em três frentes: testar, isolar e cuidar. “Aparecida já realizou mais de seis mil testes para diagnóstico da Covid-19. Definimos critérios para a realização do exame e nossas estatísticas comprovam que a testagem tem sido eficaz: a cada 11 exames realizados diagnosticamos um positivo. Essa testagem em massa, bem direcionada, nos permite o diagnóstico e o isolamento precoce dos contaminados”, afirmou.

Segundo o secretário, em 62% dos casos positivos da cidade a Secretaria identificou a origem da infecção: “Nossa equipe de telemedicina liga todos os dias para os casos confirmados e acompanha o isolamento, rastreando a contaminação”. De acordo com Alessandro Magalhães, até hoje, apenas 12% dos pacientes diagnosticados com Coronavírus em Aparecida de Goiânia precisaram de internação, sendo que 7% ficou hospitalizado em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Nesse sentido, ampliamos a oferta de leitos. Atualmente, temos 63 UTI´s exclusivas para pacientes com Covid-19 e 60 semi-UTI´s. Além disso, firmamos uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês e diariamente os médicos de lá avaliam remotamente nossos pacientes. Isso nos permite usar protocolos médicos avançados”, detalhou.

Para Alessandro Magalhães, essas medidas fecham o ciclo de recomendações da OMS, que aliadas ao cenário epidemiológico municipal embasam as ações de enfrentamento ao Coronavírus. “Diariamente monitoramos a taxa de ocupação dos nossos leitos e o coeficiente de incidência da doença. A partir desses dados, seguindo a matriz de risco do Ministério da Saúde, temos que hoje o risco da pandemia em nossa cidade é baixo. Caso esse risco mude de patamar, o escalonamento também vai mudar, de forma a ficar mais rígido”, completou.

A aprovação do escalonamento do comércio foi tomada nesta segunda-feira, 1º, durante reunião do Comitê na sede da Cidade Administrativa. A discussão sobre a nova portaria contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, OAB Subseção Aparecida, Associação dos Feirantes de Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Sesi/Senai, Sebrae Regional Aparecida e Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em Goiás (Femicro-GO). “Além dos estudos feitos pelos membros do comitê, realizamos reuniões diárias com comerciantes de todas as macrorregiões de Aparecida para debater o assunto e informar todos os passos a serem tomados pela gestão, que tem o objetivo de preservar vidas”, pontuou o secretário.

Fiscalização
Para garantir o cumprimento das normas de segurança contra o contágio do novo coronavírus no comércio e garantir que os estabelecimentos das macrorregiões fiquem sem funcionar nos dias estipulados a cada uma, a Prefeitura de Aparecida aumentou de 500 para 800 o número de servidores que atuam na fiscalização orientativa e ostensiva do município. Os 300 novos profissionais designados para essa atividade começarão a trabalhar nesta segunda-feira, 08, em conjunto com as equipes que já atuam nas fiscalizações desde o dia 28 de abril, data em que foi flexibilizado o funcionamento de 82% das atividades comerciais de Aparecida.

De acordo com o secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, todos os estabelecimentos precisam atender as regras e não abrir nos dias estipulados para a macrorregião em que está inserido. “Até mesmo os supermercados, mercearias, distribuidoras e farmácias não poderão funcionar nesses dias. A exceção é apenas para hospitais; órgãos públicos e concessionários de serviços públicos; segurança pública e privada; atividades religiosas, que já cumprem rodízio; funerárias; indústrias dos Pólos Industriais com mais de 15 trabalhadores que fornecerem transporte coletivo; e as feiras que terão regras próprias com rodízio”, pontuou o secretário. Continua não permitido o funcionamento de Academias, Arenas de Esporte, Galerias, Bares, Restaurantes, sendo permitidos esses últimos apenas em forma de delivery. Eventos também continuam suspensos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)