Aparecida é bicampeã geral dos Jogos Abertos de Goiás 2018

Por Rodrigo Augusto

13 de setembro de 2018

Foto: Cleber Camilo

Mais de 300 atletas representaram a cidade na competição que envolveu os 246 municípios goianos

Aparecida de Goiânia conquistou o bicampeonato geral dos Jogos Abertos de Goiás. A competição promovida pela Governo de Goiás através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) começou em maio e envolveu 246 cidades goianas, reunindo mais de cinco mil atletas em modalidades coletivas e individuais que foram disputadas nas fases microrregional, regional e estadual. As finais da 16ª edição do campeonato foram realizadas no último final de semana em Itumbiara, onde a delegação aparecidense conquistou diversas medalhas.

“Após vencer os Jogos Abertos de 2017, Aparecida fez bonito mais uma vez e se destacou na competição que promove o intercâmbio esportivo entre jovens com idade a partir de 16 anos”, disse o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão. A cidade foi campeã geral nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, karatê, natação, xadrez, tae-kwon-do, futsal, vôlei sentado e atletismo paraolímpico. Os representantes da cidade também subiram ao pódio em modalidades como basquete em cadeiras de rodas (vice-campeã), capoeira (vice-campeã), judô (vice-campeã) e jiu-jitsu (vice-campeã).

As conquistam renderam 183 pontos, garantindo de forma incontestável o título geral da competição ao município. Em 2º lugar ficou a equipe de Itumbiara com 89 pontos, seguida por Goiânia com 84 pontos. Rio Verde marcou 36 pontos na colocação geral e empatou tecnicamente com Santo Antônio do Descoberto que também atingiu 36 pontos. Quirinópolis finalizou a competição com 28 pontos.

Gerfeson destacou ainda o apoio aos atletas pela administração municipal. “Mais uma vez nossos atletas representaram muito bem nossa cidade, conquistando medalhas em praticamente quase todas modalidades. Esse resultado é fruto do incentivo que a prefeitura, por meio do prefeito Gustavo, dá ao esporte com objetivo de promover o desenvolvimento de diversas modalidades e também revelar atletas que levarão a bandeira de Aparecida para competições nacionais e internacionais”, aponta o secretário.

Ainda de acordo com Gerfeson, a cidade ganha visibilidade estadual e nacional ao conquistar o título de uma competição importante e do porte dos Jogos Abertos. “Esse tipo de competição nos dá a oportunidade de mostrarmos para todo país o trabalho que realizamos em prol do esporte em nossa cidade”. Promovemos diversas modalidades o que possibilita a revelação de dezenas de futuros jovens e adultos campeões no esporte e na vida”, completa.

Formado em educação física e grande incentivador do esporte, o prefeito Gustavo Mendanha, que já foi secretário de Esportes do município, recebeu a informação do bicampeonato com muita alegria. O gestor parabeniza a dedicação de todos que contribuíram para colocar Aparecida mais uma vez em posição de destaque no cenário esportivo goiano.

“Esse resultado comprova o compromisso que temos com jovens, adolescentes e esportistas de Aparecida. Sempre tivemos um carinho especial pelo futebol, mas não deixamos de investir em outras modalidades. Nossas equipes nunca tinham alcançado resultados tão positivos em tantos anos de Jogos Aberto e isso é fruto do trabalho desenvolvimento pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, juntamente com os professores, pais e atletas. Esse apoio foi fundamental para essa conquista da nossa cidade”, pontuou Gustavo Mendanha que destacou ainda construção do Centro de Iniciação Esportiva, que dará ainda mais condições para o atletas aparecidenses possam melhorar seus rendimentos.

CEI

Aparecida de Goiânia ganhará em breve um Centro de Iniciação Esportiva (CIE) que será o maior e mais completo para a prática esportiva do país. Orçado em R$ 3,6 milhões, o centro, que fica no Parque Trindade, terá uma área de 12 mil metros quadrados com 1,8 mil metros quadrados de área construída que irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado. O projeto inclui arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração, professores e técnicos; vestiários com chuveiros; enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

“O objetivo do Centro é abrir caminho para o atleta, desde o momento em que ele dá os primeiros passos em alguma modalidade esportiva até o topo de seu desempenho. E Aparecida foi uma das primeiras cidades contempladas do Brasil inteiro e isso para nós é motivo de muito orgulho”, enfatizou Gustavo.

O Centro de Iniciação Esportiva será equipado com ginásio poliesportivo com pista de atletismo e demais equipamentos que proporcionem a prática de 13 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball) e uma não-olímpica (futebol de salão). No atletismo o CIE terá salto em altura, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.