Aparecida é referência no combate ao Aedes aegypti

Por Ana Clara Dias - SMS

27 de fevereiro de 2018

Por Ana Clara Dias - SMS

27 de fevereiro de 2018


Foto: Wigor Vieira - SMS

Grupo de Senador Canedo veio até o município conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde.

O trabalho de combate ao Aedes aegypti, desenvolvido em Aparecida, se tornou referência estadual. Nesta terça-feira (27) um grupo da Secretaria de Saúde de Senador Canedo esteve no município para conhecer de perto a Campanha Aparecida contra o Aedes. A segunda etapa da ação foi iniciada no dia 19 de fevereiro e se estenderá até quarta-feira (28).

“Mostramos nosso posto de comando, a distribuição das equipes e como trabalhamos em parceria com outras secretarias e instituições como o Corpo de Bombeiros, por exemplo. As ações de combate precisam ser planejadas e executadas de forma que todos tenham um papel fundamental, inclusive a população”, destacou o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.

A Campanha visitou só nesta segunda etapa 149 mil imóveis. “Demos prioridade para aqueles que não conseguimos alcançar na primeira fase e repetimos as visitas nos bairros de maiores índices de focos do mosquito”, contou a Superintendente de Vigilância em Saúde Suzana Negraes

Ainda segundo dados da Vigilância em Saúde, a primeira força-tarefa da Campanha chegou a cerca de 207 mil imóveis e foram encontrados 0,93% de focos nas residências. Dos 149 mil imóveis visitados até agora, nesta segunda parte, o número de focos reduziu para 0,73%. “Isso demonstra que a mobilização do poder público dentro da casa das pessoas, priorizando a educação e conscientização da comunidade para a prevenção é o melhor caminho”, acrescentou Major Antônio Moura, do Corpo de Bombeiros.

O grupo de Senador Canedo aproveitou a oportunidade para trocar experiências e discutir estratégias de prevenção. “A sociedade inteira precisa se mobilizar e adotar hábitos de prevenção, como não descartar lixo de forma incorreta e cuidar de seus quintais”, salientou o supervisor da SMS de Senador Canedo, Oseas Fernandes. A Gerente de Endemias Suzana Nascimento e os supervidores Carlos Nicolau Pereira, Ronan Humberto e Alessandro Reis, ambos da cidade vizinha, também participaram da roda de conversa.

Dados – Em 2017 foram notificados 11.921 casos de dengue no município. Houve uma redução de aproximadamente 16% em relação a 2016, que registrou 13.893. Neste ano são 1.436 casos. As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)