Aparecida é a segunda no ranking estadual de atração de novas empresas em 2018

Por Rafael Freitas e Daniela Ribeiro

13 de julho de 2018

Foto: Valdir Antunes

Foram 594 novos registros de janeiro a junho deste ano, fortalecendo também o índice de geração de empregos na cidade

Aparecida de Goiânia se consolida a cada dia como uma cidade industrial e está sendo modelo no país no crescimento da sua atividade econômica e na geração de emprego. Nesta semana, em relatório divulgado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) a cidade ficou em segundo lugar no estado em abertura de novas empresas, ficando atrás apenas da capital. Segundo o relatório, de janeiro a junho deste ano foram registrados 594 novos CNPJ´s na cidade.

Além disso, dados da Secretaria da Fazenda de Aparecida, demonstram que 1.882 empresas se transferiram ou iniciaram suas atividades no município no primeiro semestre deste ano. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, explica que entre os fatores que explicam este crescimento do setor comercial e industrial estão a segurança jurídica e celeridade no registro da empresa, desburocratização dos trâmites legais e a política de incentivo fiscal.

“A cidade conta ainda com o benefício de estar em uma posição logística estratégica, bem no centro do país o que atrai diversas indústrias, empresas de distribuição e comércios. E aliado a isso está a política de incentivo e atração de novas empresas com a cessão e uso de áreas de forma gratuita. O que consequentemente acarreta no crescimento de vários indicadores de desenvolvimento”, destacou Rodrigo Caldas.

O secretário esclarece ainda que estes incentivos fiscais devem continuar nos próximos anos, promovendo assim a continuidade do crescimento empresarial que tem como consequência a geração de empregos e maior arrecadação para o município. “O incentivo fiscal é fundamental para o fortalecimento da vocação econômica da cidade, colocando ainda a cidade no topo do ranking de geração de oportunidades de trabalho”, completou.

Como destacado, entre os benefícios conquistados com o aumento da abertura de empresas na cidade, está a ampliação da arrecadação municipal. O coordenador de Tributos Mobiliários da Secretaria da Fazenda, Floriano Carlos Batista, destaca que quanto maior a arrecadação, maiores são os investimentos na cidade. “Com isso podemos investir mais na melhoria da qualidade de vida da população com obras e ações voltadas que beneficiem a todos”.

Aparecida de Goiânia conta hoje com cinco polos industriais e empresariais consolidados, um polo privado e está em andamento a construção de mais dois, sendo um tecnológico. Segundo Floriano Peixoto, a existência desses espaços voltados totalmente para a instalação de empresas e que contam com boa infraestrutura, auxiliam na escolha da cidade pelos empresários. Outro ponto importante que coloca Aparecida em destaque é a mão-de-obra qualificada com os cursos técnicos e superior ministrados no polos universitários”.

Emprego

O aumento do número de empresas em Aparecida de Goiânia, saindo de seis mil CNPJ´s ativos em 2008 para mais de 46 mil em 201, acarreta positivamente no índice de empregos. Levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2017, que analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe o município em segundo lugar no país na geração de empregos, atrás apenas de Joinville (SC).

Os índices mostram ainda que o município encerrou o ano passado com 96.182 trabalhadores com carteira assinada. “Este crescimento no número de ocupação dos postos de trabalho é resultado da confiança dos empresários na cidade e principalmente na administração pública que tem dado transparência nos atos públicos com investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani.