Aparecida encerra programação da Campanha Maio Amarelo

Por Rackel Vieira

29 de maio de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Cerca de 50 mil condutores foram abordados de forma direta e indireta nesta edição

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia encerrou nesta terça-feira, 29, na Avenida Igualdade, no setor Garavelo, a quinta edição da Campanha Maio Amarelo, que é coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Defesa Social. Durante todo o mês de maio, motoristas e pedestres de Aparecida receberam orientações sobre segurança no trânsito por meio de palestras, oficinas, panfletagem com material educativo e blitzen de trânsito que envolveu também a Guarda Mirim, agentes de trânsito e a população em geral.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, informou que os resultados da campanha foram positivos. “A Campanha ocorre pela quinta vez em todo território nacional, e em Aparecida cerca de 50 mil pessoas foram alcançadas nesta ação. O objetivo foi chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e levantar uma discussão sobre o comportamento dos condutores. A ideia é que os números de acidentes sejam reduzidos, tendo em vista que a maior causa ainda é a imprudência”, destacou o secretário.

De acordo com o diretor de Educação de Trânsito de Aparecida de Goiânia, José Anchieta Lopes de Araújo, entre as maiores infrações constatadas no município estão a falta do uso do cinto de segurança, o uso do celular enquanto dirige e o avanço do sinal vermelho. “Nossa expectativa agora é que as pessoas absorvam a ideia da campanha, no que foi passado ao longo deste mês e usem a consciência se sensibilizando sobre a boa conduta no trânsito para preservar vidas”, ressaltou.

A ação chamou a atenção dos motoristas que passaram pela blitzen realizada na manhã desta terça, no setor Garavelo. Leonardo Vieira, 35, trabalha como motorista na empresa Uber e reconhece a importância das ações de conscientização. “Trabalho todos os dias no trânsito e eu sei o quanto a nossa cidade possui motoristas inconscientes e irresponsáveis que dirigem de qualquer maneira. Então é preciso melhorar essa situação e as campanhas educativas ajudam a repensar melhor nossos atos, melhorando a nossas atitudes ao volante”, disse o motorista.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo teve início no dia 15 de maio, na Avenida Independência, no setor Serra Dourada, seguiu com mais uma blitz no dia 22 na Avenida Rio Verde, no setor Faiçalville. Dentro da programação, na última quarta-feira, 23, foi realizada a Oficina de Prevenção de Acidentes de Trânsito de Aparecida, no auditório do Aparecidaprev. Na quinta, 24, um Grupo de Gestantes da Maternidade Marlene Teixeira contou com uma palestra educativa sobre a importância do uso de cadeirinhas. Uma cadeirinha arrecadada na campanha será doada a uma gestante atendida pelo Programa de Planejamento Familiar.