Aparecida entre as 40 grandes cidades brasileiras

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre

Desenvolvimento econômico do município é um dos motivos que justificam seu crescimento demográfico. A cidade também foi destaque nacional nas revistas Veja e Exame, em 2012, pelo seu potencial econômico e de consumo.

Aparecida de Goiânia, 10 de setembro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela comemora a chegada de Aparecida de Goiânia à lista das 40 grandes cidades brasileiras. Pela primeira vez, os moradores do município goiano somaram mais de 500 mil habitantes. É o que mostra a tabela com a estimativa do IBGE para a população nacional este ano, divulgada ontem, 9 de setembro, no site da Revista Exame. “A explicação para esse crescimento é o desenvolvimento econômico significativo da cidade nos últimos anos”, afirma Maguito.

Segundo o prefeito da maior cidade do centro-oeste – atrás somente das capitais – , Aparecida vem recebendo um grande volume de investimentos públicos, que já alcançam R$ 1 bilhão, em obras de pavimentação, esgoto e água, novos eixos viários, saúde e educação. “Em consequência, a cidade está atraindo empresas e indústrias de todo país e do exterior, o que nos coloca em posições positivas como a apresentada esta semana”, acrescentou. Atualmente a cidade abriga quatro pólos industriais e dois novos serão implantados.

Com o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, que gira em torno de mais de R$ 5,1 milhões – atrás somente de Goiânia e Anápolis, respectivamente – Aparecida também triplicou o número de empresas abertas. “Nos últimos anos, eram em torno de 6 mil. Hoje, são 1500 indústrias e mais de 16.000 empresas em toda cidade”, destaca o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto Campos. “O índice de crescimento econômico da cidade também foi acima de média do Estado e nacional em 2012: teve elevação de 26%, enquanto Goiás cresceu em torno de 8% e o País, cerca de 4%”, relata o secretário.

Conforme o prefeito, além da atração de investimentos, a atual administração avançou na constituição da rede de qualificação da mão-de-obra. “Aparecida conta hoje com uma escola do Senai que oferece cursos profissionalizantes, o Instituto Federal de Goiás (IFG), que além de cursos técnicos, também tem o primeiro curso superior de engenharia civil do município”, disse. Segundo ele, a expectativa é que até 2016 à população aparecidense receba um campus da Universidade Federal, que já tem área definida para construção e terá obras iniciadas ainda este ano.

Ainda na avaliação do prefeito, a localização estratégica é também o diferencial do segundo maior município goiano em população e eleitorado, já que Aparecida está situada na Região Metropolitana de Goiânia, capital do Estado, sendo cortada ainda pelas principais rodovias estaduais e federais que dão acesso às principais regiões do país. “Temos acesso via rodovias federais à região Sudeste do país e às regiões Sul e Sudoeste de Goiás, onde se concentram os grandes polos comerciais do país”, destacou.

Confira a lista completa da grandes cidades brasileiras no site da Revista Exame: http://exame.abril.com.br. Os números divulgados são uma estimativa, lançada pelo IBGE no fim do mês passado. A contagem exata só é feita a cada 10 anos pelo instituto, durante os Censos, sendo o último de 2010. Entre um e outro recenseamento, porém, os dados são calculados por meio de projeções estatísticas.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)