Aparecida está apta a identificar variante indiana do novo coronavírus de forma rápida

Por Camila Godoy e Polliana Martins

1 de junho de 2021

Por Camila Godoy e Polliana Martins

1 de junho de 2021


Foto: Canal da Cidadania

Cidade tem a maior estratégia municipal de sequenciamento genômico no Brasil. Ação de Aparecida, que já fez 81% dos sequenciamentos genômicos realizados em Goiás, visa identificar precocemente as variantes para aprimorar as medidas de enfrentamento à pandemia e salvar vidas

Iniciado no final de abril deste ano e já consolidado como rotina na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Programa de Sequenciamento Genômico da Prefeitura de Aparecida de Goiânia é a maior estratégia de vigilância genômica já realizada em uma cidade brasileira. É o que aponta a plataforma internacional GISAID, entidade com banco de dados sobre genomas de vírus. Até o momento, o município já executou 656 sequenciamentos, técnica que permite identificar a informação genética contida nas amostras dos exames RT-PCR realizados maciçamente na cidade. “Com essa iniciativa, estamos aptos a identificar precocemente as variantes do novo coronavírus que circulam em Aparecida, inclusive a indiana, muito temida atualmente. Assim, podemos realizar rapidamente medidas específicas para proteger a população”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.   

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que em Aparecida já foram feitos, até a tarde do dia 25 de maio, 279.589 testes RT-PCR para detecção da Covid-19, exame considerado internacionalmente como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico, e acrescenta: “Os testes já realizados correspondem a mais de 45% da população de Aparecida (590.146 habitantes, segundo o IBGE) e têm contribuído decisivamente para salvar vidas, reduzir agravamentos de casos positivos, respaldar as decisões do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e monitorar a situação real da pandemia no município, que é referência não apenas em testagem ampla, mas também em monitoramento dos infectados. O sequenciamento genômico é mais uma estratégia para aprimorar o enfrentamento à pandemia e salvar vidas”.

Banco de dados fundamental

Nesse sentido, para possibilitar o sequenciamento genômico, Alessandro Magalhães esclarece que todas as amostras de material coletadas para a realização dos RT-PCR’s que têm resultado positivo para a covid-19 são armazenadas: “Este é um excelente banco de dados que, se bem aproveitado e estudado, tem o potencial de nos ajudar a entender melhor a dinâmica de evolução e dispersão do vírus. Por isso investimos na contratação de parceiros que dispusessem de tecnologia e equipe treinada para a realização do sequenciamento”.

Aparecida já fez 81% dos sequenciamentos realizados em Goiás – Foto: Canal da Cidadania

Análise de reinfecções

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, responsável pelo Programa de Sequenciamento Genômico, relata que, no Brasil, dentre os casos comprovados de reinfecção pelo vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, seis foram identificados em Aparecida de Goiânia por meio do trabalho de sequenciamento genômico. As análises dos casos de reinfecção são encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que já atestou três casos de Aparecida no último 23 da maio.  Estes referem-se a pacientes que realizaram o exame RT-PCR e testaram positivo para a Covid-19 em duas ocasiões diferentes, dentro de um intervalo de mais de 90 dias. Dois deles foram reinfectados pela linhagem P.1, conhecida como variante de Manaus.

Érika Lopes destaca que, até o momento, a Prefeitura já realizou, em parceria com o laboratório contratado, 656 sequenciamentos genômicos de amostras de pacientes que testaram positivo para a doença, seguindo três critérios: material de pessoas com suspeita de reinfecção, isto é, com dois RT-PCR positivos em um intervalo superior a 90 dias, e com carga viral suficiente para realizar o processamento; material de pacientes com menos de 60 anos e sem comorbidades que ficaram internados na UTI do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap); material de pacientes aleatórios, agrupados por semana epidemiológica, e também de pacientes totalmente imunizados. Segundo dados da GISAID, Aparecida já fez 81% dos sequenciamentos realizados em Goiás e 6% de todos feitos no País.

Resultados das análises

“Enquanto nos materiais analisados de 2020 não identificamos nenhuma variante considerada de preocupação, nas amostras deste ano, 76,6 % foram das linhagens P.1 e 2,5 % da B.1.1.7., originária no Reino Unido. Além disso, por exemplo, de 22 pacientes analisados com menos de 60 anos e sem comorbidades que desenvolveram formas graves e precisaram de internação em UTI, 19 foram infectados por essas duas variantes, que juntas foram responsáveis pela contaminação de 86,3% dos pacientes desse grupo estudado”, ressalta Érika Lopes.

Evolução e dispersão do vírus

A gestora ainda reforça que “é preciso esclarecer que enquanto o Sars-CoV-2 estiver circulando, infectando e reinfectando pessoas, ele sofre mutações. Esse é um processo natural da replicação do vírus. Algumas dessas mutações podem garantir um maior poder de adaptação, gerando novas linhagens mais infectantes, letais ou com escape imunológico. Por isso, é importante identificar e monitorar as variantes em circulação. A reinfecção não é um evento raro, mas com a baixa escala de sequenciamento genético realizado no Brasil, pouco ainda se sabe. Porém, com os dados em mãos, podemos entender melhor a dinâmica de evolução e dispersão do vírus”.

Monitoramento essencial

A virologista e pesquisadora Paola Cristina Resende, que trabalha na rede de sequenciamento genômico da Fiocruz e do Ministério da Saúde, salienta que o coronavírus evolui de forma mais rápida e com alterações genéticas que permitem essa evolução. “É extremamente importante monitorar isso para que entendamos o que está circulando no País e identifiquemos algumas linhagens ou variantes que poderiam estar escapando da nossa resposta imune, ganhando alguma vantagem evolutiva e se dispersando mais facilmente pela população”.

Monitoramento genômico constante possibilita análise global das características das linhagens já detectadas do novo coronavírus – Foto: Canal da Cidadania

Contribuição de Aparecida

Paola, que também atuou como cientista da University College London, na Inglaterra,  ainda enfatiza: “Monitoramos de perto todas essas variantes e iniciativas como essa que Aparecida de Goiânia tem feito, de investir no sequenciamento, são fundamentais. A contribuição de Aparecida tem sido muito importante nessa vigilância genômica nacional”. Nesse sentido, a virologista  afirma, categoricamente, que o monitoramento genômico constante com a avaliação laboratorial das amostras clínicas, como é feito em Aparecida, é indispensável para se ter “uma análise global das características das linhagens já detectadas do novo coronavírus”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)