Aparecida estuda novo sistema de trânsito e mobilidade urbana

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 2 de agosto de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) recebeu nesta sexta-feira (02), em seu gabinete, o diretor executivo, Reginaldo José de Oliveira, da empresa paranaense Dataprom, especializada em soluções inteligentes para o trânsito e transporte coletivo e melhor mobilidade urbana.

“Trânsito é uma das principais preocupações da nossa gestão, já que Aparecida cresceu muito nos últimos anos e sem planejamento. Por isso é necessário buscar soluções”, disse Maguito, destacando que a Prefeitura já adota medidas para melhorar o trânsito de Aparecida, como a construção dos eixos estruturantes.

O sistema apresentado pela Dataprom propõe um Centro de Controle Operacional, que gerencia a fluidez do trânsito em tempo real, por meio de câmeras, semáforos de LED e com contador regressivo digital do tempo, fiscalização eletrônica das vias e controle da frota de transporte público, guarda municipal, polícia e bombeiros. Além de sistemas inteligentes de transporte, como bilhetagem eletrônica.

“Com o monitoramento será possível informar aos condutores, por meio de painéis de mensagens eletrônicas instalados na cidade, quais vias estão congestionadas, em função de acidentes ou outras situações, e traçar rotas alternativas”, contou Reginaldo José de Oliveira.

Segundo ele, os serviços oferecidos pela Dataprom já funcionam em outras grandes cidades como Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Palmas, Goiânia, Porto Velho, Cuiabá, São Luís e vários outras cidades. “Nosso objetivo é solucionar os problemas de trânsito das cidades. Além de trabalhar com uma cidade integrada e monitorada”, pontuou Reginaldo José.

O prefeito Maguito Vilela demonstrou interesse pelo projeto e determinou que os secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos) e Valdemir Souto (SMTA) realizem um levantamento das principais deficiências da cidade nessa área para verificar, junto à empresa, a viabilidade ou não da implantação desse Centro de Controle Operacional em Aparecida.

O vice-prefeito Ozair José (PT) e os secretários Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda) e Jório Rios (Regulação Urbana) também participaram da apresentação do grupo paranaense.