Aparecida faz 99 anos e já define planos para o centenário: voos mais altos

Por Allan David

12 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

Anfitrião em solenidade singela neste 11 de maio, para comemorar o aniversário sem aglomerações, prefeito Gustavo Mendanha comentou principais temas da cidade

Agora é oficial. Aparecida está na contagem regressiva para o seu centenário, no dia 11 de maio de 2022. O pontapé para chegada da data mais significativa da história da cidade foi dado nesta terça-feira (11), no seu aniversário de 99 anos de fundação.

Em cerimônia sem público na Cidade Administrativa Maguito Vilela, para evitar aglomerações, o prefeito Gustavo Mendanha comemorou o novo marco e projetou a Aparecida que ele espera ver no ano que vem, quando a cidade atingir os 100 anos.

“Espero que possamos voltar à normalidade e, no próximo ano, já celebrar com uma grande festa aqui”, disse Gustavo. E completou: “Quero ver a cidade com várias outras indústrias, mais empresas se instalando aqui, novos postos de trabalho sendo ofertados, as escolas funcionando e, principalmente, um sorriso no rosto de cada aparecidense”.

Ao lado da primeira-dama, Mayara Mendanha, prefeito Gustavo Mendanha recebeu na Cidade Administrativa o pastor Aluizio Silva e Dom Washington Cruz – Foto: Rodrigo Estrela

Gustavo Mendanha avaliou a performance de Aparecida em várias áreas, incluindo o enfrentamento à Covid-19. Leia no final da reportagem. Ele participou da comemoração simbólica dos 99 anos, que teve hasteamento de bandeiras e o Hino Nacional.

Na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, declarou que a cidade chega aos 99 anos em franca evolução. “Tenho certeza de que não para por aí, Aparecida vai crescer muito mais. O povo espera isso de nós, políticos. E vamos dar essa resposta significativa, para o bem da nossa população”, finalizou.

Na sequência, líderes religiosos fizeram um sobrevoo de helicóptero em Aparecida, abençoando a cidade. O pastor Aluizio Silva, da Igreja Videira, participou do sobrevoo representando a igreja evangélica. Ele ressaltou que “é preciso que tenhamos homens de Deus na cidade, que nos chame atenção para outra dimensão, a dimensão espiritual”.

Aluizio, que mora em Aparecida, ressaltou o papel da fé no enfrentamento à pandemia. “É do ponto de vista espiritual que vamos prevalecer contra todo medo, pânico e fobia, e entrar novamente no padrão de vida de saúde e normalidade”, disse.

O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, também esteve no sobrevoo, representando a Igreja Católica. Ele elevou preces em favor de Aparecida.

Helicóptero com os líderes religiosos sobrevoou os principais pontos de Aparecida – Foto: Enio Medeiros

Aparecida ontem e hoje

Um festival de balonismo inédito, realizado em Aparecida ontem, hoje (12) e amanhã (13) em alusão aos 99 anos, sinaliza o rumo que a cidade tomará nos próximos 50 anos, segundo o prefeito Gustavo Mendanha. Além de olhar para a frente, o município vai se direcionar para o alto, alçando voos cada vez maiores, comenta Gustavo. Saiba o que diz o prefeito sobre diversos assuntos da cidade.

História de Aparecida

“Nossa história já foi muito difícil, de muita luta, mas é uma história hoje belíssima, por estarmos numa cidade que, de fato, se transformou e continua se transformando.”

Chegada aos 99 anos

“Reconheço a importância de cada trabalhador e de cada empresário que escolheu viver na cidade de Aparecida de Goiânia. Parabéns a todos que fazem parte dessa história.”

Rumo ao centenário

“De hoje até o próximo ano, vamos celebrar o centenário, tomando todos os cuidados, claro, com um calendário de ações preparado para a população com muito carinho.”

Perfil da cidade

“Essa Aparecida pujante que temos hoje é fruto de muito trabalho e de sua vocação para o empreendedorismo, além da localização estratégica, no centro do Brasil.”

Desenvolvimento econômico

“Nossa cidade deixou de ser cidade dormitório e passou a ser uma cidade universitária e industrial. Estamos caminhando agora para sermos uma cidade inteligente.”

Combate à Covid-19

“Sempre buscamos nos balizar com aqueles países que inicialmente lidaram com a pandemia. Foi buscando essa experiência internacional que conseguimos nos anteceder e nos tornar mais eficientes que grande parte dos municípios.”

E agora, o futuro?

“Não tenho dúvida de que, com todos os investimentos públicos, Aparecida vai galgar ainda posições importantes no nosso estado, no País e, quem sabe, no mundo.”

A programação dos 99 anos de Aparecida seguiu com mais ações nesta terça-feira, todas elas sem público, para evitar aglomerações. Saiba mais aqui.