Aparecida inaugura sede própria do Caps Criarte Vida

Por Camila Godoy

19 de junho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Cidade é a primeira do Centro-Oeste a construir o espaço

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, inauguraram na tarde desta terça-feira, 19, a sede do  Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Criarte Vida. O município é o único do Centro-Oeste com um espaço próprio para atender usuários de álcool e outras drogas, funcionando 24 horas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e de representantes da população do Veiga Jardim II, bairro onde está localizada a unidade.

Gustavo Mendanha destacou a importância da obra para a qualidade de vida da população de Aparecida: “A inclusão é uma prioridade dessa gestão. Neste local, as pessoas que sofrem pelo uso e abuso do álcool e outras drogasserão acolhidas por uma equipe extraordinária, receberão tratamento digno e terão a suporte para a ressocialização”. O prefeito também pontuou sobre outras obras da área da saúde, previstas para serem entregues neste ano, como o Hospital Municipal e o Centro de Diagnóstico e Especialidades, e reafirmou o objetivo de oferecer serviços de ponta.

O secretário Alessandro Magalhães também ressaltou os ganhos para Aparecida com a inauguração do Caps. “São quase 700m² de área construída, para atender cerca de três mil usuários. Uma construção que demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde”, afirmou. O secretário explicou que a escolha do local da construção se deu após estudos que identificaram as demandas do município pelo serviço e que apontaram o Veiga Jardim II como local estratégico para o combate ao uso de drogas.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Arnaldo Leite parabenizou a prefeitura pela obra. “Essa é uma casa de acolhimento, muito importante para os aparecidenses. Quem conhece o espaço, entende a importância do trabalho realizado pela unidade e reconhece sua grandeza”, destacou. O ex-secretário municipal, Ozair José, também parabenizou a gestão: “O álcool e as drogas têm desestruturado milhares de famílias. É importante que o poder público se sensibilize para o assunto, tal como fez a Prefeitura de Aparecida, e cuide dessas pessoas”.

O vereador de Goiânia, Jorge Kajuru, prestigiou a inauguração e parabenizou o município. “Aparecida tem um povo que me trata com muito carinho e fidelidade e uma gestão moderna e compromissada. Uma cidade que se destaca no cenário nacional e que, sem sombra de dúvidas, merece espaços como esse, de ressocialização e transformação”, afirmou.

CAPS Criarte Vida

Implantado em Aparecida no ano de 2011, o Caps Criarte Vida funcionava desde então no Setor Nova Era, em prédio alugado. Mais ampla e melhor equipada, a nova sede conta com espaços para atividades coletivas e atendimento individualizado, refeitório, quartos, sala de medicação e posto de enfermagem, farmácia, entre outros.  A instituição compõe a rede de Saúde Mental de Aparecida de Goiânia e é responsável pelo acompanhamento clínico e reinserção social das pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.  Para tanto, equipe multidisciplinar oferece atendimento 24 horas, promovendo estratégias de acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários com os usuários.