Aparecida inicia amanhã, 06, a vacinação contra a covid-19 em portadores de comorbidades

Por Camila Godoy e Polliana Martins

5 de maio de 2021

Por Camila Godoy e Polliana Martins

5 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia nesta quinta-feira, 6 de maio, a vacinação contra a covid-19 em pessoas portadoras de comorbidades seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação da primeira dose da vacina nesse público será feita sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura: aparecida.go.gov.br. As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir de hoje.

Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

• Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
  • Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;
  • Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;
  • Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;
  • Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Laudo médico

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. Para tanto, segundo a gestora, a SMS desenvolveu um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, ela ressalta: “esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.

Próximas fases

Seguindo o PNI, a vacinação das pessoas portadoras de comorbidades foi dividida em etapas. Após a vacinação desse primeiro grupo que se inicia amanhã, as outras situações serão atendidas. As comorbidades contempladas ao longo da Campanha são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.

Doses recebidas

Para avançar com a Campanha de Vacinação na cidade e iniciar essa fase de imunização, o município recebeu uma nova remessa de imunizantes na tarde desta terça-feira, 4 de maio. Chegaram na cidade 14.500 novas doses da AstraZeneca. Ao todo, desde o início da Campanha, em 20 de janeiro, Aparecida recebeu 139.650 doses. Dessas, 93.450 para a primeira aplicação e 46.200 para a segunda aplicação.

Balanço

Segundo o último levantamento da SMS, até a tarde de ontem, 04 de maio, o município já havia administrado 96.363 doses, sendo 62.151 como Dose 1 e 34.212 como Dose 2. A Secretaria também identificou o total de 11.557 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde. Atualmente, o estoque disponível é de 24.520 doses para a primeira aplicação e 7.210 para a segunda aplicação.

Dos grupos priorizados até então, o município imunizou, aproximadamente, 90% idosos; 80% dos trabalhadores da saúde, 100% dos profissionais das forças de segurança e salvamento e 100% dos quilombolas.

Onde se vacinar com a 1ª dose

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos serão vacinados in loco nas clínicas de tratamento.

2ª Dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.