Aparecida inicia construção de mais 5 novas praças de esportes e lazer

Por Allan David

20 de julho de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Equipamentos públicos a céu aberto ficarão nos setores Jardim Tiradentes, Santo André, Alto Paraíso, Marista Sul e Jardim dos Buritis

Estão oficialmente lançadas as obras de construção de novas praças nos setores Jardim Tiradentes, Santo André, Alto Paraíso, Marista Sul e Jardim dos Buritis, em Aparecida. O pontapé inicial para edificação desses equipamentos públicos foi dado nesta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Aparecida, numa videoconferência transmitida para a população.

A live reuniu o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins, e diversos vereadores, além de membros de secretariado. Entre eles, participaram o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, e o secretário de Esportes, Geferson Aragão.

Ex-deputado federal, Daniel Vilela, que tem forte ligação com Aparecida, também participou da videoconferência e parabenizou especialmente a comunidade do Jardim Tiradentes.

Enquanto parlamentar, Daniel atuou em Brasília para destinar uma emenda federal à construção da praça do Jardim Tiradentes, contemplando também a revitalização completa do estádio Joaquim Ricardo Teixeira, localizado no complexo esportivo da praça do bairro.

“É pura alegria poder saber que esse empreendimento tão desejado irá se concretizar. Até porque eu sei da importância que o esporte tem na vida das pessoas, desde a infância à terceira idade, dando condições físicas para melhorar a nossa qualidade de vida”, comentou Daniel.

Novo cartão postal

O secretário de Esportes, Gerfeson Aragão, informou que as obras do Teixeirão, como é chamado o estádio, estão já bastante avançadas. E detalhou: “Será uma obra magnífica para a região, com pista de caminhada, academia aberta, playground, recuperação completa do campo, teatro, vestiários novos, alambrados, iluminação e, enfim, um equipamento belíssimo”.

Representante do Tiradentes e região, vereador Leandro da Pamonharia (PTC) confirmou que “a construção está a todo vapor. Quem ganha com isso é o povo, é a nossa comunidade”, acrescentou Leandro. Ele indicou que a nova praça será um cartão postal do Jardim Tiradentes.

O prefeito Gustavo Mendanha agradeceu a Daniel Vilela por buscar os recursos para Aparecida e aos atuais deputados federais Francisco Jr (PSD), Adriano do Baldy (PP), Professor Alcides (PP) e João Campos (Republicanos), além do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Ele ressaltou que os parlamentares têm ajudado a fazer com que os recursos federais cheguem ao município.

Gustavo mencionou que, além dos investimentos em áreas como infraestrutura, saúde, educação e assistência social, a Prefeitura de Aparecida tem compromisso ainda com a construção de praças, para melhorar a qualidade de vida da população. “Espaços que antes eram subutilizados, agora são pontos para confraternização entre os moradores, que voltarão a ser usufruídos depois que essa pandemia da Covid-19 passar”, frisou o prefeito.

Espaço onde será a nova praça do Jardim Tiradentes – Foto: Claudivino Antunes

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes conclamou os moradores para eles ajudarem a cuidar da limpeza e conservação das novas praças. “Sejam fiscais do dinheiro de vocês. Não deixe destruir, não deixe acabar”, finalizou o gestor público.

Conheça os atrativos das cinco novas praças:

Praça/Estádio Jd Tiradentes (No encontro das Ruas 25, 02, 27 e 04)

Área total de 14.937 m², com 10.904 m² de área gramada, e ainda: teatro aberto; áreas de convivência; 30 vagas de estacionamento; academia da terceira idade; 3 pergolados; 150 bancos; 2 tótens; revitalização do campo (piso em grama natural); vestiário; arquibancada; playground; rampas de acessibilidade; pista de caminhada; 22 lixeiras; e paisagismo.

Praça Alto Paraíso (No encontro das Ruas Santa Luzia e São Cristóvão)

Área total de 8.527,20 m², com 4.293,62 m² de área gramada, e ainda: academia da terceira idade; 11 bancos; 5 jogos de mesas; 6 refletores; revitalização do campo (piso em terra): 2.604,00 m²; 2 pergolados de madeira; áreas de convivência; playground; rampas de acessibilidade; 6 lixeiras; e paisagismo.

Praça Santo André (Avenida Manoel Gomes com Avenida Ivani Ferreira)

Área total de 6.063,56 m², com 3.605,89 m² de área gramada, e ainda: academia da terceira idade; 27 bancos; 8 jogos de mesas; plantio de 24 árvores; playground; pista de caminhada: 327 m; rampas de acessibilidade; 9 lixeiras; e Paisagismo.

Praça Marista Sul (No encontro das Ruas 16B, 16 A e 18)

Área total de 3.550,00 m², com 1.035,58 m² de área gramada, e ainda: academia da terceira idade; 11 bancos; playground; pista de caminhada: 150 m; 5 lixeiras; e rampas de acessibilidade.

Revitalização da Praça Jd. Dos Buritis (No encontro das Ruas Manacá, Ipê, e Rua das Palmeiras)

Área total de 1.729,29 m², com 624,80 m² de área gramada, e ainda:  academia da terceira idade; 52 bancos; 5 jogos de mesas; 1 pergolado; área de convivência; playground; pista de caminhada; plantio de 58 árvores; 5 floreiras; 1 tótem; 15 lixeiras; e rampas de acessibilidade.