Aparecida inicia vacinação antirrábica em cães e gatos

Por Rodrigo Augusto

21 de setembro de 2020

Por Rodrigo Augusto

21 de setembro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Imunização será realizada até 27 de novembro com sistema de escalonamento em toda cidade, que foi dívida em 10 macrorregiões

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou na manhã desta segunda-feira,21, a Campanha de Vacinação Antirrábica. Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, a pasta montou um sistema de escalonamento para imunização de cães e gatos. Para isso, a cidade foi dividida em 10 macrorregiões que serão atendidas até 27 de novembro conforme calendário estabelecido. A cada semana, uma das macrorregiões contará com cinco postos de vacinação que irão funcionar das 9h às 16h. O Centro de Zoonoses também oferece vacinação, por meio de agendamento, em domicílio para quem tem mais de cinco animais.

“Os únicos casos em que a vacinação deve ser evitada é em animais doentes, que apresentem alta carga parasitária, subnutridos ou em condições de estresse” – aponta o chefe do Centro de Zoonoses de Aparecida. “Pedimos que todos os moradores que possuem bichos de estimação os vacinem, pois esta é uma das formas de proteger o seu animal”, comentou Túlio Durães. Para saber quando ocorrerá a vacinação na sua macrozona, entre em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone: 3545-4844, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. O centro de zoonoses, situado na Rua Rodeio, esq. com Rua Reno, Qd. 54, Pontal Sul 2, também estará vacinando os animais neste período.

A campanha, que começou nesta segunda na macrozona do Jardim Alto Paraíso, tem como objetivo vacinar cerca de 100 mil animais com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. Os postos foram montados em cinco bairros da região. Veja os pontos abaixo. Além dos postos fixos instalados nos bairros, equipes de imunização irão até as residências que possuem mais de cinco animais aos sábados. A vacinação em domicílio pode ser solicitada pelo telefone: 3545-4844. O centro de zoonoses, situado na Rua Rodeio, esq. com Rua Reno, Qd. 54, Pontal Sul 2, também estará vacinando os animais neste período.

A dona de casa Rosimeire Costa dos Santos não perdeu tempo e logo nas primeiras horas desta segunda levou a cadela Quiara ao posto de vacinação montado na Escola Municipal José dos Santos Borges. No local, em menos de cinco minutos, o animal de estimação foi imunizado contra a raiva. “Em primeiro lugar, a vacinação é importante para proteger o animal e também as pessoas que vive ao redor dele. Hoje, a vacina é muito cara então isso ajuda muito para nós que não temos condição de pagar”, destacou logo após o animal de estimação ser vacinado.

Postos fixos da 1ª etapa da vacinação: Macrozona Jardim Alto Paraíso – 21 a 25 de setembro

• Escola Municipal José dos Santos B. Ferreira (Jardim alto Paraíso)
    Rua Santa Terezinha, Jardim Alto Paraíso
  • Escola Estadual Jardim Dom Bosco (Jardim Dom Bosco II)