Aparecida inicia vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 80 de anos

Por Camila Godoy e Polliana Martins

15 de fevereiro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Desde o último dia 4 o Município tem imunizado os idosos com mais de 85 anos e todos os profissionais de saúde da linha de frente já foram vacinados. Agora o principal público-alvo são os idosos com mais de 80 anos

Nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos de idade. As atividades são feitas nos drive-thrus da Cidade Administrativa (Residencial Solar Central Park) e do Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) sem necessidade de agendamento prévio e em três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

“Convocamos os próprios idosos, familiares, amigos e cuidadores de pessoas com mais de 80 anos residentes em Aparecida que busquem a imunização desse público em um dos 5 pontos de vacinação da cidade. Podem ir sem agendar antes num dos dois drive-thrus ou com agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, este marcando dia e o horário numa das UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico”, orienta o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que quem será imunizado precisa apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia. Ele ressalta que o foco principal da vacinação são os idosos porque são o grupo com maior letalidade pela covid-19: “Pedimos a todos com mais de 80 anos que busquem a vacinação o quanto antes para aumentarmos a proteção da comunidade. À medida em que forem chegando novas remessas de vacinas continuaremos priorizando o público atual mas ampliaremos gradativamente para outros grupos.”

Idosos com mais de 85 anos

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , Renata Cordeiro, enfatiza que a meta prevista é a de imunizar 3.000 pessoas com mais de 85 anos. “Segundo dados do IBGE, Aparecida de Goiânia tem 5.800 idosos acima de 75 anos de idade. Levando-se em consideração as campanhas de Vacinação contra a Influenza realizadas na cidade, a estimativa é que o município tenha 3.000 idosos acima de 85 anos.”

Idosos: prioridade mundial

“Portanto, continuamos imunizando quem tem mais de 85 anos, apesar do foco atual estar nos idosos com mais de 80 anos. São faixas etárias de grande prioridade em todo o mundo, não apenas no Brasil”, afirma a coordenadora Renata Cordeiro, que lembra, ainda, que o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos continuam sendo medidas essenciais que precisam ser seguidas pela população independentemente da pessoa ter sido vacinada ou não.

Chegada das vacinas

Até o momento, Aparecida de Goiânia já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19 divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade.

Locais de vacinação

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).

Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis).

UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II).

UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico).

Como agendar a imunização

Para se vacinar nos postos de drive-thru NÃO precisa de agendamento.

Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Horários de funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 8 às 20h.

Documentação exigida

Documento de identidade,
CPF ou Cartão SUS;
Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia.

Pacientes acamados

Estes recebem a vacinação em casa mediante agendamento telefônico pelo número 3545-5868.