Aparecida inicia vacinação contra Covid-19 por agendamento

Por Allan David

8 de fevereiro de 2021

Por Allan David

8 de fevereiro de 2021


Foto: Wigor Vieira

Imunização com data marcada é voltada para idosos com mais de 85 anos e profissionais da saúde; Semana começa também com vacinação à domicílio de idosos acamados

A Secretaria de Saúde de Aparecida realizou na manhã desta segunda-feira (08) as primeiras vacinações contra Covid-19 agendadas pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A imunização com hora marcada está disponível neste momento a idosos com idade acima de 85 anos que moram na cidade e profissionais de saúde que atuam em Aparecida. Esse grupo prioritário é o mesmo público-alvo da imunização feita atualmente nos dois drive-thrus da cidade, onde as doses são aplicadas com livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

Quem agenda a imunização pelo app é encaminhado para receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Andrade Reis. Nas primeiras horas desta segunda-feira, a UBS Andrade Reis já registrava 20 pedidos de vacinação por agendamento, 18% do total de 88 doses diárias destinadas àquela unidade. As outras duas UBS’s também colocarão 88 doses diárias à disposição.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacinação por agendamento foi ofertada pelo município para resguardar sobretudo os idosos de aglomerações e filas, mantendo assim o distanciamento social. “Esse grupo já estava em isolamento social e, por isso, com o agendamento nós temos condições de mantê-los em ambiente seguro, minimizando os riscos”, diz a gestora informando que as três unidades estão preparadas para atender essa demanda.

O que precisa para vacinar

Tanto nas UBS’s como nos drive-thrus, a vacinação ocorre das 8h às 20h. Para receber o imunizante, os idosos devem apresentar a identidade, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço em Aparecida. E quem trabalha na saúde precisa levar um documento que comprove a atuação em unidade de saúde de Aparecida e carteira profissional.

Renata Cordeiro esclarece que trabalhadores da saúde que cumprem funções de gestão e ocupam cargos administrativos não estão no atual grupo prioritário.

Confira no final da reportagem, o guia completo para baixar e agendar a vacinação no aplicativo Saúde Aparecida. O agendamento é nominal, ou seja, no próprio nome da pessoa que tomará a vacina. É preciso informar, na hora do cadastro, o número do CPF e do cartão do SUS.

Disponibilidade de vacinas

A coordenadora Renata Cordeiro explica que o imunizante contra Covid-19 continuará sendo aplicado nesta semana nas UBS’s e nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Jardim Boa Esperança enquanto houver doses disponíveis. “Hoje possivelmente receberemos a terceira remessa do Ministério da Saúde”, estima Renata. Ela adianta que o número de doses desta terceira remessa ainda está em definição, mas que os imunizantes serão destinados aos idosos com mais de 85 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida, os drive-thrus receberam o dobro de pessoas esperadas dos grupos prioritários nos dois primeiros dias. “Tínhamos calculado 500 doses para cada drive, mas tivemos um público de mais de mil pessoas tanto na quinta quanto na sexta-feira, portanto, o dobro do que era estimado. Mas conseguimos atender a todos”, salienta Renata Cordeiro. Até a manhã desta segunda-feira, Aparecida já tinha aplicado mais de 8 mil doses das vacinas Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Oxford, desde o início da campanha, que foi no dia 20 de janeiro deste ano.

Vacinação de idosos acamados

A Secretaria de Saúde de Aparecida começou a vacinar nesta segunda-feira, também, os idosos acima de 60 anos que estão acamados. Equipes da Saúde vão às residências para aplicar o imunizante. O cadastramento, nesse caso, é feito pelo telefone (62) 3545-5868, das 8h às 17h30.

PASSO A PASSO AGENDAMENTO

O aplicativo pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador.

Instalação

Se o sistema operacional do celular é Android: abra o Google Play, digite “Aparecida Saúde” e instale o aplicativo.

Se o sistema operacional do celular é iOs: abra o Safari e digite o endereço “http://bit.ly/saudeaparecida”. Ao ver a tela do programa, clique no ícone “Compartilhamento” que fica na parte central inferior da tela. Depois, clique em “Adicionar à Tela de Início” e em seguida “Adicionar”. Pronto! Aplicativo instalado.

Se o acesso ocorrer via computador, abra o navegador do desktop e digite o endereço “http://bit.ly/saudeaparecida”.


Cadastro

– Se é a primeira vez que você está acessando o aplicativo: clique em “Cadastrar” e
insira os dados solicitados. Em seguida, faça o login, clique em “Vacinação Covid”, informe a qual grupo prioritário você pertence e agende a vacinação.

– Se você já tem cadastro: faça o login, clique em “Vacinação Covid”, informe a qual grupo prioritário você pertence e agende a vacinação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)