Aparecida inicia vacinação para trabalhadores da Educação de 18 a 59 anos

Por Murilo Mendes e Camila Godoy

26 de maio de 2021

Por Murilo Mendes e Camila Godoy

26 de maio de 2021


Foto: Enio Medeiros

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje, 26, a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da educação básica e superior de 18 a 59 anos em Aparecida. O serviço está disponível nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento, contemplando tanto professores quanto administrativos e agentes.

Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

A coordenadora de imunização, Renata Cordeiro, reitera a documetação necessária para apresentar no momento da vacinação, que consiste nos documentos pessoais, CPF ou cartão SUS. No caso das comorbidades, é necessário apresentar um laudo médico. Para os trabalhadores da educação, é exigido o comprovante de atuação, como contra-cheque, carteira profissional ou declaração da instituição de trabalho.

O momento foi bastante aguardado pelo professor do Sesi, George de Moura, que chegou cedo para ser imunizado. “Finalmente chegou a tão sonhada vacina. É torcer pra que todos consigam. A expectativa é 100% porque eu dependo do aluno e a gente depende de ter esse contato com o aluno mais próximo da gente”, afirmou.

O Secretário de Educação, Divino Gustavo, vê essa etapa da vacinação como um momento histórico e de celebração, onde o município tem conseguido cumprir o Plano Nacional de Imunização. Ademais, há expectativa para o retorno às aulas no segundo semestre: “Esperamos com esse momento histórico, a partir de agosto retomar de forma prudente, com orientações do Ministério da Saúde e também do comitê de enfrentamento da Covid-19.

Além dos trabalhadores da Educação, Aparecida segue com a vacinação para o grupo de comorbidades acima de 18 anos, população de rua, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Ampliação dos grupos

A Secretaria vai ampliar ainda, tendo a disponibilidade das vacinas, a imuização para todos os grupos do Programa Nacional de Imunizações, entrando os colaboradores dos serviços essenciais. São eles trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; Metroviários; Ferroviários; Aéreos; Aquaviários; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; Industriais e da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, todos preconizados pelo PNI.

Os trabalhadores do transporte coletivo serão vacinados in loco, em seus locais de trabalho, e os trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Quanto aos trabalhadores industriais, a vacinação ocorrerá exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida.

Vacinação dos trabalhadores da Educação

Os trabalhadores da educação com mais de 18 anos contemplados a partir de amanhã incluem profissionais da educação básica e superior que atuam na cidade. No momento da imunização é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação.

Locais e horários de vacinação para os trabalhadores da Educação

Sem necessidade de agendamento prévio

Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”: https://webapp.aparecida.everyday.net.br/#/

UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).
Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro).
Pessoas com comorbidades ou deficiência

A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.

Comprovação da deficiência

Para comprovar a deficiência permanente e ter acesso à vacinação contra a Covid-19, esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Comprovação da comorbidade

Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também é aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Cronograma desta semana

26 de maio – Início da vacinação em sistema drive para os trabalhadores da educação acima de 18 anos e por agendamento.

27 de maio – Início da vacinação para todos os grupos previstos no PNI.

Observação: Trabalhadores do transporte coletivo terão vacinação in loco; Trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e os trabalhadores industriais serão vacinados exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)