Aparecida realiza Semana de Conscientização da Doença Falciforme

Por Camila Godoy

20 de junho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Começou na última terça-feira, 19, a Semana de Conscientização da Doença Falciforme, em Aparecida. A abertura ocorreu na UBS Expansul, onde servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e representantes da Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória conversaram com os pacientes do local sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. A programação segue até esta sexta-feira, em diversos pontos da cidade, com blitz educativas e palestras.

O médico Antônio Lavinda, que atende na UBS Expansul, participou do evento e aprovou a iniciativa: “A Doença Falciforme causa mutações dos glóbulos vermelhos e acarreta complicações em praticamente todos os órgãos do corpo. É muito importante conhecer  essa doença para que o diagnóstico seja feito o quanto antes”.

A enfermeira da SMS, Penélope Bueno, reforçou a importância do diagnóstico. “O teste do pezinho, realizado em crianças de até 29 dias, é o principal meio de identificação da doença. Ele está disponível gratuitamente em 40 unidades de saúde de Aparecida. Além disso, o diagnóstico pode ser feito, posteriormente, por exame de sangue. Quanto mais rápido, mais qualidade de vida a pessoa terá”, explicou.

O presidente da Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória, João Ivan Ferreira, agradeceu a Prefeitura pela parceria. “Esta é uma semana de luta para conscientizar não só a população, mas também os profissionais da saúde e o poder público sobre a relevância da causa. Em Aparecida, a gestão tem se sensibilizado e reconhecido nossos esforços para divulgar mais a doença”, destacou.

A paciente Francisca Rodrigues foi uma das pessoas que enquanto estava na recepção da unidade de saúde, recebeu informações sobre a Falciforme. “Há quinze anos eu perdi minha irmã, de apenas seis meses, por conta dessa doença. Nunca tinha ouvido falar sobre ela. Achava que era uma anemia comum. Estou muito feliz em ver a população sendo orientada sobre o assunto”, relatou.

Doença

A Falciforme é uma doença crônica que atinge, todos os anos, mais de três mil brasileiros. Ela causa mutações dos glóbulos vermelhos, que assumem formato de foice em determinadas situações e morrem prematuramente, provocando obstrução do fluxo sanguíneo, crises intensas de dor e outros problemas.