Aparecida recebe tocha olímpica com festa e muita emoção

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Secom Aparecida

Aparecida de Goiânia, 06 de maio de 2016 – Antes mesmo das 9 horas desta sexta-feira (06), a Avenida Igualdade, no setor Garavelo, já estava tomada por moradores, comerciantes, autoridades locais e visitantes que aguardavam a chegada da tocha olímpica. Enquanto isso, o público se distraiu com apresentação da Banda Marcial do Colégio Marista Sul. Com poucos minutos de atraso, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos chegou, acompanhado de um grande comboio, vindo da cidade de Trindade.

Ao lado do prefeito Maguito Vilela, o primeiro dos 40 condutores de Aparecida, José Fernandes da Silva, ex-jogador de basquete em cadeira de rodas e atualmente diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, iniciou o percurso do revezamento e resumiu, em poucas palavras, o sentimento de quem foi escolhido para a missão. “É uma satisfação muito grande, uma emoção, e ainda mais ser o primeiro nesse momento tão especial e histórico da nossa cidade”, afirmou.

A ansiedade e euforia também contagiaram as milhares de pessoas que se esforçaram para acompanhar pelo menos uma pequena parte do trajeto de 17 quilômetros que a chama percorreu em Aparecida. Uma delas era a trabalhadora urbana Marta Pereira de Medeiros, moradora do setor Madre Germana I. “Acho que a tocha aqui é uma coisa muito importante. Porque é a primeira vez e porque quando ela voltar ao Brasil, pode ser que não estaremos mais na Terra”, emocionou-se.

Cumprindo à risca a programação, a tocha Olímpica chegou cerca de 11 horas ao início da Avenida Independência e antes do meio dia no Parque da Família, na mesma via, onde foi realizado um evento de 15 minutos. Igualmente emocionado, o prefeito Maguito Vilela falou ao público presente e à imprensa sobre a importância do esporte na vida do ser humano e pediu união à população da cidade.

“O esporte une os povos do mundo inteiro e esse fogo aquece os corações de todos do universo. Por isso, temos que mirar neste exemplo e nos unir em favor de um Brasil mais sério, mais humano, mais fraterno e mais solidário. Um Brasil de todos os brasileiros. Quero agradecer as manifestações culturais, os condutores da tocha, os patrocinadores, a comissão organizadora, todos os funcionários da Prefeitura que se mobilizaram e a população. À todos que aqui estiveram, recebam a gratidão do povo aparecidense e convido a nos manter unidos para continuar construindo uma das melhores e uma das mais belas cidades deste país”, pediu o prefeito.  

Depois de uma salva de tiros, prepadada pela Polícia Civil de Goiás, a tocha seguiu rumo à Praça da Matriz, no Centro Histórico de Aparecida, conduzida pelo coordenador de Defesa Civil da cidade e idealizador do grupo Anjos Verdes, Juliano Cardoso. Sobre seu comando, o grupo trabalha em defesa do Meio Ambiente, como a Serra das Areias, o principal e mais bonito manancial de Aparecida de Goiânia.

Festa une cultura, esporte e ideais

De crianças a idosos, de religiosos a líderes políticos, educadores, esportistas e artistas. A passagem da Tocha Olímpica por Aparecida de Goiânia conseguiu reunir uma diversidade enorme de pessoas em torno de um mesmo ideal de esperança e coletividade. Entre os condutores, destacaram-se figuras como o artista plástico Siron Franco; o apóstolo César Augusto; o jornalista Ozeias Laurentino Júnior; o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela; agricultores familiares da cidade e de outras regiões como Trombas; estudantes dos campi da UFG, IFG e UEG de Aparecida.

Distribuídos ao longo de todo o percurso, um público de aproximadamente 50 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal de Aparecida – que coordenou a operação de segurança ao lado das polícias Civil e Militar – reuniu donas de casa, empresários, ambulantes, servidores da administração da cidade e muitos esportistas. “Essa é uma festa democrática, feita com o povo e para o povo. Por isso o resultado não poderia ser diferente”, comemorou o presidente do Comitê do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia, e secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler de Morais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Subsecretaria Estadual de Educação em Aparecida, que coordenaram a mobilização da comunidade escolar da cidade, pelo menos 15 mil eram estudantes e professores do ensino fundamental e superior, todos recepcionando a Tocha Olímpica.

O espetáculo se completou com a personagem central da festa e artistas locais. Durante os 15 minutos de evento no Parque da Família, subiram ao palco, diante da chama acesa, duplas sertanejas, violeiros e grupos de quadrilha. Encarregados de apresentar uma das principais raízes culturais da cidade ao país e ao mundo, que acompanham a passagem da tocha por Goiás, o grupo de catira Filhos de Aparecida, formado há 17 anos e por cinco vezes campeão nacional de catira, encantou o público e o próprio comitê olímpico por cerca de 5 minutos.

O grupo é coordenado pela Associação de Catireirios, Violeiros e Quadrilhas de Aparecida, se apresenta com formação de seis a dez integrantes e também faz um trabalho social, ministrando aulas gratuitas para crianças e jovens, dentro da associação.

DESTINO – De Aparecida de Goiânia, a Tocha Olímpica, que será recebida por 329 municípios em todo o país até o início dos jogos, seguiu pela BR-153 para o município de Piracanjuba. Ao todo, 15 cidades goianas foram presenteadas com a visita do símbolo olímpico: Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis, Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas, Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas, Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.

Em Aparecida, quarenta pessoas, indicadas nos sites oficiais do evento e escolhidas pelo comitê olímpico do evento no Brasil, conduziram a tocha. O revezamento terminará no dia 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Neste mesmo dia começam os jogos olímpicos do Brasil. “Uma oportunidade única de reforçar o amor que devemos ter pela pátria sempre, de torcer juntos, mas também de mostrar ao mundo que o Brasil além de talentos, tem muito futuro”, resume de forma simples e sincera, a vendedora de apenas 21 anos, Janaína Lopes.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)