Aparecida registra queda na ocupação de UTIs Covid e de novos casos

Por Allan David

22 de maio de 2021

Por Allan David

22 de maio de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Para a Prefeitura, controle da pandemia na cidade é fruto de escalonamento bem-sucedido, testagem em massa, monitoramento de casos e ampliação na oferta de leitos

Com mais de 80 dias já de isolamento social intermitente, Aparecida completou nesta quinta-feira (20) duas semanas consecutivas de queda na taxa de ocupação dos atuais 146 leitos públicos de UTI ofertados pelo município para tratamento exclusivo de Covid-19.

Entre 8 e 14 de maio, a redução no índice foi de 32%. Na semana seguinte, a ocupação dos leitos públicos de UTI se manteve em movimento de baixa, com queda de 13%.

Na comparação com as duas primeiras semanas de março, em que o município seguiu o isolamento social horizontal, o cenário atual nas UTIs públicas Covid é bem diferente.

Dos dias 1º a 8 de março, o grau de ocupação dos leitos saltou 2,3%, de 86% para 88%. Na semana seguinte, a elevação foi maior, de 6,8%, ficando com 94% das UTIs em uso.

Hoje, além da redução na ocupação das UTIs públicas, Aparecida vê cair também o número de casos ativos e de novos casos registrados a cada 24 horas.

Entre os dias 1º e 20 de maio, houve recuo de 5,3% no número de casos ativos, baixando de 853 para 807 pacientes em tratamento. E na análise dos novos casos diários, a Prefeitura de Aparecida apurou que o índice regrediu 6,4% neste mesmo período.

“Acredito que esses resultados são fruto tanto do escalonamento regional, que tem 98% de adesão da população, quanto da testagem em massa, que é um modelo bem-sucedido na Coreia do Sul e que implementamos aqui para somar em nossas estratégias de combate à Covid-19”, comenta o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (20) aponta que Aparecida já realizou mais de 276 mil testes RT-PCR, considerado padrão ouro no diagnóstico de Covid-19.

80 dias de escalonamento

Em 15 de março, quando começou o escalonamento regional, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informava que 94% das UTIs públicas para Covid estavam ocupadas. O boletim desta quinta-feira, 20 de maio, informa que a taxa de ocupação é de 33%.Nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da SMS de Aparecida, foram registradas quatro mortes pela doença. Em 15 de março, quando começou o escalonamento regional foram registrados nove óbitos.

“O monitoramento dos casos ativos e ampliação dos leitos hospitalares também levam a cidade a ter uma das menores taxas de letalidades do país”, acrescenta Gustavo.

O prefeito de Aparecida reforça que o bom resultado do escalonamento é fruto do trabalho do Comitê local e da adesão da população. “O modelo de Aparecida foi construído com base na técnica e na ciência e com diálogo com toda a sociedade, sem imposição, sem autoritarismo”, salienta o gestor.

Segundo o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, o impacto do escalonamento social intermitente está refletido nos números da cidade. “Estamos com a taxa de transmissão, conhecida como ‘R’, em 0,83. Há pelo menos um mês estamos com essa taxa abaixo de 1, que é o recomendado”, afirma.

O gestor também defende a testagem em massa como estratégia exitosa: “Com ampla testagem por meio do RT-PCR conseguimos diagnosticar precocemente, isolar e tratar os doentes, ter um cenário da pandemia e quebrar a cadeia de transmissão. Mas não se esqueçam que a pandemia continua. O uso da máscara segue obrigatório. Pedimos ainda que não relaxem nas medidas de distanciamento”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)