Aparecida retoma a vacinação em gestantes e puérperas com comorbidades, exclusivamente via agendamento

Por Camila Godoy

12 de maio de 2021

Por Camila Godoy

12 de maio de 2021


Foto: Enio Medeiros

Com a chegada da primeira remessa de vacinas do laboratório Pfizer, Aparecida de Goiânia retoma a imunização contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades. Na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, o município recebeu um lote com 7.020 doses do imunizante, que já vão começar a ser administradas amanhã. A aplicação das vacinas do laboratório norte-americano ocorrerá exclusivamente na Central Municipal de Imunização (Região Central), por meio de agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta está disponível no site: aparecida.go.gov.br. As vagas serão liberadas na tarde desta quarta.

A prioridade da Secretaria para o uso das vacinas da Pfizer são as gestantes e puérperas com comorbidades comprovadas por laudo médico. Contudo, pessoas acima de 50 anos com comorbidades ou deficiência também receberão o imunizante, mediante agendamento. Esse é o atual grupo contemplado pela Campanha de Imunização contra Covid-19. As mulheres grávidas e no puerpério com comorbidades que já haviam agendado a vacinação antes da suspensão ocorrida na última terça-feira, 11, precisam agendar novamente visto que para elas o serviço ocorrerá na Central Municipal de Imunização e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. O local foi escolhido devido à logística que o imunizante norte-americano exige, visto que tem especificidades de armazenamento.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, reforça: “Por enquanto, a vacinação em gestantes e puérperas sem comorbidades continuam suspensas por determinação do Ministério da Saúde”. Ela explica que atendendo uma nota técnica da pasta, a Secretaria iniciaria a imunização de todas as grávidas e mulheres no puerpério na última quarta-feira, mas a iniciativa foi suspensa em todo o país por recomendação da Anvisa. “Neste momento, o uso só está liberado em pessoas com comorbidades”, reitera.

Renata Cordeiro explica que, atualmente, as únicas vacinas em circulação no Brasil com indicação para aplicação em gestantes e mulheres no puerpério são as produzidas pelo laboratório Pfizer e a Coronavac, do Butantan. “A aplicação da vacina AstraZeneca nesse grupo está temporariamente suspensa. Então, continuamos usando o estoque que temos dela nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, normalmente, bem como nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, aplicando em pessoas com comorbidades e deficiência acima de 50 anos”.

Foto: Enio Medeiros

Laudo médico


Para comprovar a presença de doença crônica e ter acesso à imunização em Aparecida, é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades (veja link abaixo). “Esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.

A coordenadora informa que os formulários também estão disponíveis nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação dos pacientes. Ela explica ainda que para as pessoas com deficiência, são aceitos os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade. Para quem não tem esses documentos, é preciso apresentar o laudo comprobatório.

Comorbidades contempladas


Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Na atual fase da Campanha, serão vacinadas:

  • Pessoas com comorbidades acima de 50 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 50 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades.

Locais de Vacinação


Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

  • Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)
    *A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades ocorrerá exclusivamente na Central Municipal de Imunização, mediante agendamento.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)