Aparecida retoma aplicação de primeira dose em idosos acima de 61 anos nos drives-thru neste sábado, 24

Por Daniela Ribeiro

23 de abril de 2021

Por Daniela Ribeiro

23 de abril de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Drives da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades atenderão das 8h às 17h

Com a chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Aparecida retoma a aplicação da vacina em idosos acima de 61 anos nos dois drives-thru da cidade. A vacinação estará disponível neste sábado, 24 de abril, nos drives-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança das 8h às 17h. Para receber o imunizante nesses postos não é necessário agendar. Basta ir ao local com documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e CPF ou cartão SUS. O drive do Aparecida Shopping também estará aberto neste sábado para aplicação da segunda dose das 8h às 17h.

Para idosos a pé, a SMS disponibiliza agendamento da primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Para agendar o acesso é pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). No dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação. As vagas para aplicação das doses no aplicativo serão disponibilizadas no início da noite desta sexta-feira, 23.

A partir de segunda-feira, 26, a vacinação acontece das 8h às 18h e dependendo da quantidade de doses que sobrarem, a idade será ampliada. A retomada da aplicação da primeira dose, suspensa na última terça-feira, 20, foi possível com a chegada de 6 mil doses de vacinas Astrazeneca-Fiocruz, enviadas pelo Ministério da Saúde, que chegaram na cidade na tarde desta sexta, 23.

A SMS recebeu ainda 7,2 mil doses de Coronavac-Butantan para aplicação do reforço do imunizante. Do total de doses recebidas para primeira aplicação, 30% serão destinadas para os profissionais de saúde e 5% para imunização das forças de segurança. Nesses casos, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais e não nos postos de vacinação fixos.

Balanço

Durante esses três meses de vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, de 20 de janeiro a 18 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou 67.914 pessoas. Dessas, 48.874 são primeira dose e 19.040 segunda dose. Ao todo, desde o início da campanha, Aparecida recebeu 60.700 doses para primeira aplicação e 35.400 para segunda aplicação, totalizando 96.100 doses de vacinas.

Menos doses

Conforme noticiado em todo o país, Aparecida de Goiânia também notou perdas técnicas de doses em frascos de Coronavac em que a descrição era de que continham 10 doses. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, ao serem administrados, foi constatado que alguns frascos continham em média 8 doses e não 10. “Realizaremos solicitação da reposição destas doses e todos os relatórios de falha técnica estão sendo preenchidos e serão encaminhados ao estado para envio ao Ministério da Saúde, visto que vários municípios de todo país constataram a mesma falha”, comentou.

Dose 2

Aparecida recebeu ainda 8,8 mil doses para a segunda aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.