Aparecida sedia 13º Encontro de Catireiros neste domingo

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


SUGESTÃO DE PAUTA

Aparecida de Goiânia, 09 de novembro de 2012 – Aparecida sedia neste domingo, dia 11, das 8 às 17 horas, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, o 13º Encontro de Catireiros de Aparecida de Goiânia. O evento é realizado pela Associação de Catireiros Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia, com o apoio das secretarias de Cultura, Eduação, Ação Social e Administração do município.

Segundo a presidente da associação, Nilmari Alves Siqueira, todos os anos, o evento reúne dezenas de grupos de catira de todo o Estado de Goiás. Para a edição de 2012, pelo menos 15 grupos de cidades da região metropolitana e do interior já confirmaram presença, além dos grupos de Aparecida. “O objetivo do econtro é manter a tradição da catira viva, divulgá-la para que crianças e jovens continuem se interessando em aprender e praticar essa arte tão bonita que nasceu no sertão e ganhou também as cidades”, ponderou Nilmari. 

Com esse intuito, de preservação das raízes culturais da cidade, a Associação de Catireiros Foliões e Quadrilhas oferece aulas para crianças, jovens e adultos que se interessam tanto pela catira quanto pela quadrilha. “Vários grupos foram formados a partir das atividades que realizamos na associação, com o apoio da Secretaria de Cultura, inclusive um grupo de catira feminino, composto por adolescentes”, destacou.

A paixão pela catira já rendeu inclusive prêmios a alguns grupos formados pela associação. Um dos principais foi conquistado pelo grupo “Filhos de Aparecida”, que venceu, em abril de 2010, o Festival Nacional de Catira realizado na Casa do Folclore, em Uberaba (MG). Depois de desbancar 13 grupos de todo o país e recebe a maior premiação do festival, o grupo de Aparecida, que é composto em sua maioria por jovens, passou a receber o dobro de convites para apresentações em festas de peão de cidades goianas e pelo Brasil afora. Uma demonstração de que a força da tradicional catira ainda encanta pessoas de todas as idades.

 

Sugestão de Pauta:

 

Assunto: Aparecida sedia 13º Encontro de Catireiros neste domingo.

Data: 11 de novembro de 2012 (domingo)

Horário: 8 às 17 horas

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo I (Aparecida é Show).

Contato: Nilmari Alves Siqueira, presidente da Associação de Catireiros Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia: (62) 8551-1521 / (62) 3545-9942.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)