Aparecida sedia 1ª Exposição Regional de Artesanato no Dia Mundial dos Artesãos

Por Rackel Vieira

16 de março de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Em homenagem ao Dia Mundial dos Artesãos, Aparecida de Goiânia sediará a primeira edição da Exposição Regional de Artesanato na data comemorativa, nesta segunda-feira, dia 19 de março, das 10h às 21h, no Aparecida Shopping. A entrada do evento é gratuita e a iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio da Superintendência de Turismo e Relações Internacionais, em parceria com a Goiás Turismo e Cooperativa dos Artesãos de Aparecida. A abertura oficial contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, a exposição é para incentivar o artesanato, valorizar o artesão e promover a manifestação cultural da região. “O artesanato de Aparecida é referência no Estado de Goiás. Contamos com cerca de 185 artesãos, sendo 105 registrados e 80 não registrados. Por isso essa exposição é de extrema importância para que esses artistas tenham a oportunidade de apresentar o belo trabalho que desenvolvem para os moradores de Aparecida e região”, destacou o superintendente.

Ao todo 35 artesãos de oito municípios participarão do evento. Além de Aparecida, os municípios de Anápolis, Hidrolândia, Goiânia, Nerópolis, Senador Canedo, Teresópolis e Trindade manifestarão sua cultura regional. Poderão ser encontrados nos estandes, além do artesanato de raiz cujas matérias-primas vêm do bioma Cerrado, peças de artesanato contemporâneo feitas em vidro, biscuit e bordados. Os trabalhos serão comercializados no local e os visitantes poderão adquirir peças com preços variados a partir de R$ 2.

DIA DO ARTESÃO – Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra tekton, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Aparecida sedia 1ª Exposição Regional de Artesanato no Dia Mundial dos Artesãos

Data: 19 de março de 2018 (segunda-feira)

Horário:  Das 10h às 21h

Local: Aparecida Shopping (1º piso em frente o estacionamento) –  Av. Independência, nº 285, esquina com a Rua Serra Dourada, Aparecida de Goiânia – GO.