Aparecida sedia lançamento do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

Por Ana Clara Dias - SMS

5 de setembro de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

5 de setembro de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

O vice-prefeito Veter Martins, representando o prefeito Gustavo Mendanha, e o secretário de Saúde Edgar Tollini lançaram na manhã desta terça-feira (05) o Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é capacitar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e em toda política de prevenção e promoção em saúde do município. O evento é resultado do projeto de planificação do governo estadual realizado em parceria com as Prefeituras. Aparecida sediou o lançamento oficial do projeto e contou com a participação de nove cidades goianas.

“Não existe saúde pública de qualidade sem atenção básica. Cada município, com o planejamento de reestruturação da atenção primária, traz suas experiências para que nós possamos fortalecer as políticas públicas de atenção à saúde, garantindo um trabalho de excelência em prevenção e promoção em saúde para a população”, pontuou o secretário de Saúde Edgar Tollini.

A Planificação está sendo desenvolvida em Oficinas Modulares, até 2018, onde os diversos temas pertinentes à Atenção Primária serão discutidos. As oficinas serão capilarizadas aos 246 municípios visando chegar a 100% dos profissionais envolvidos na APS. “Gustavo tem compromisso com a saúde de Aparecida, investindo em melhorias, inauguração de novas unidades, contratando profissionais e capacitando servidores. Agora o próximo passo será inaugurar o Hospital Municipal. Nosso município se tornou de saúde, hoje somos referência atendendo várias cidade”, destacou Veter Martins.

Para a Superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Costa, o  aumento do número de equipes e de unidades não bastam para garantir uma Atenção Primária, é necessário também qualificar a gestão e assistência prestada. “O principal objetivo do governo estadual em reestruturar a Atenção Primária à Saúde, é garantir à população acesso aos serviços com qualidade. A planificação prevê humanização, equidade e resolutividade, além de  desenvolver habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores, promovendo melhorias no atendimento”, salientou.

A meta do Projeto é qualificar 1.150 profissionais em cada oficina que atuarão como multiplicadores na APS dos 246 municípios. Na região Centro-Sul nove municípios iniciam neste mês o processo de tutoria: Aparecida, que sediou o lançamento do evento, além de Jandaia, Indiara, Pontalina, Silvania, Senador Canedo, Cezarina, Edealina e Bonfinópolis.