Aparecida segue vacinando grávidas e puérperas com comorbidades mediante agendamento e prescrição médica

20 de maio de 2021

20 de maio de 2021


Também continua nesta sexta-feira, 21, a imunização de pessoas com comorbidades ou com deficiência nos postos de drive-thru e UBS´s

O Ministério da Saúde divulgou uma nova nota técnica sobre a vacinação de gestantes e puérperas na última quarta-feira, 19 de maio. Com isso, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia segue imunizando o grupo, desde que as interessadas tenham comorbidades, apresentem prescrição médica e agendem a imunização pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). O agendamento é necessário porque as mulheres grávidas e no pós parto só podem receber a vacina das marcas Coronavac e Pfizer. Assim, pelo aplicativo a Secretaria consegue direcioná-las aos postos adequados.

As regras também valem para as próximas fases da campanha. Assim, gestantes e grávidas que não tenham comorbidades mas que se encaixem em outros grupos como profissionais da educação, por exemplo, também vão precisar da indicação médica e do agendamento. Além disso, as mulheres desse grupo que receberam a primeira dose da vacina da marca AstraZeneca, quando ainda era permitida a aplicação, devem aguardar o término do período da gestação e do puerpério (até 45 dias pós parto) para receber a segunda dose do imunizante. Já quem recebeu a primeira dose das marcas autorizadas (Coronavac e Pfizer) devem receber o reforço normalmente, conforme o prazo previsto no cartão.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, alerta as mulheres grávidas e no pós parto que receberam a AstraZeneca sobre o surgimento de sintomas após a aplicação da vacina: “Em caso de falta de ar; dor no peito; inchaço na perna; dor abdominal persistente; sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade, borrada, dificuldade na fala ou sonolência; e pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina até 28 dias após a imunização devem procurar atendimento médico. Houve o registro de um caso de evento adverso grave em uma gestante no país e por isso devemos redobrar nossa atenção”.

Vacinação nesta sexta

Já a imunização de pessoas com comorbidades acima de 18 anos, síndrome de down acima de 18 anos e renais crônicos também acima de 18 anos e de pessoas com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) continua normalmente nesta sexta-feira, 21 de maio.

Esse grupo está recebendo a primeira dose da vacina nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 17h, sem necessidade de agendamento. O imunizante também está sendo aplicado em cinco Unidades Básicas de Saúde (Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim) e na Central de Imunização, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O atendimento nesses locais ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na Central de Imunização o serviço também está disponível aos sábados.

Laudo médico para comprovação

Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas na atual etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e ter acesso à vacina, é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Além disso, pessoas com deficiência podem apresentar cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade.

Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Balanço

Até esta quarta-feira, 19 de maio, Aparecida de Goiânia já aplicou 114.523 vacinas, sendo 74.664 como primeira dose e 39.859 como segunda dose. Ao todo, o município recebeu 163.300 doses. O estoque disponível atual é de 26.733 doses para a primeira aplicação e 9.970 para a segunda aplicação. Houve registro de 12.562 perdas técnicas de doses.

Já foram vacinados 1.443 idosos institucionalizados; 25.034 trabalhadores da Saúde; 77.668 idosos acima de 60 anos; 82 quilombolas; 1.552 profissionais força de Segurança e Salvamento; 881 funcionários do Sistema Prisional; 7.420 pessoas com comorbidades acima de 18 anos; 172 deficientes permanentes; 81 fiscais do enfrentamento à Covid-19; e 190 trabalhadores da educação.

Na atual fase da campanha estão sendo vacinadas:

– Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 18 anos de idade;
– Gestantes e puérperas com comorbidades e com mais de 18 anos de idade;
– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.

Locais de vacinação da primeira dose

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);

– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)

– Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)

*A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades ocorre exclusivamente via agendamento pelo aplicativo e mediante apresentação de prescrição médica.

Locais de vacinação da segunda dose

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, CPF ou cartão SUS e cartão de vacinação:

  • Drive-thru do Centro de Especialidades (de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas)
  • UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)

*A segunda dose da Coronavac será aplicada exclusivamente no Drive-htru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização (de segunda a sábado, das 9 às 16 horas). Não é necessário agendar.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)