Aparecida será a primeira cidade a receber duas PEC’s

Foto: Divulgação/Secom

Aparecida de Goiânia, 31 de outubro de 2012 – O Prefeito Maguito Vilela (PMDB) deu ordem de serviço para a construção das duas Praças do Esporte, Cultura e Ação Social (PEC’s), que serão construídas nos bairros Vera Cruz I e Parque Flamboyant. Ele assinou a ordem nesta quarta-feira, na Sala de Reuniões da Prefeitura, ao lado da primeira dama e secretária de Ação Social, Carmem Silva. A diretora de Projetos e Convênios da Prefeitura, Valéria Pettersen, aproveitou para apresentar o projeto aos moradores dos setores beneficiados, vereadores e secretários que estavam presentes.

“As praças de esporte e cultura propõem um atendimento inovador à população, que terá acesso, num único espaço, a serviços básicos e ainda opções de lazer, cultura e espaços adequados para a prática de esportes”, observou Maguito, que aproveitou para reforçar a responsabilidade dos moradores do Parque Flamboyant e do bairro Vera Cruz I em preservar as praças. “Os moradores é que vão gerir esse novo espaço comunitário, por isso convoquei as duas comissões que já acompanham o projeto, para parabenizar pela conquista e lembrar que a missão de vocês é muito importante para o sucesso e duração das nossas praças”, frisou.

As edificações físicas devem ser iniciadas em no máximo 15 dias e vão gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos durante todo o período de obras. As praças contarão com ampla estrutura que inclui uma biblioteca, Cras, anfiteatro, quadra coberta, quadra de vôlei, pista de skate, salas para reuniões, academia aberta, telecentro, parque infantil, quiosques comerciais, entre outros espaços públicos. “Aparecida foi a única cidade goiana a ser contemplada com duas PEC’s pelo Governo Federal”, reforçou o prefeito.

Cada PEC terá no mínimo 10 mil metros quadrados e serão padronizadas. Ambas oferecerão os mesmos serviços básicos e espaços para lazer, esporte e convivência da comunidade. O valor total do investimento em cada praça é de cerca de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 270 mil de contrapartida da Prefeitura e R$ 21 mil reservados para custeio de cursos e reuniões das comissões de construção das praças.

A previsão para entrega das PEC’s é em julho de 2013. Durante todo esse período, as obras serão fiscalizadas de perto pelas comissões populares, compostas por moradores e membros das secretarias de Esporte e Lazer, Ação Social e Diretoria de Projetos e Convênios da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. As comissões foram eleitas pelos próprios moradores durante audiências públicas realizadas em setembro para representá-los. Já na concepção dos projetos, elas puderam opinar e sugerir adaptações de acordo com a realidade própria de cada bairro. Agora, ambas vão fiscalizar e acionar a prefeitura em caso de descumprimento do cronograma de obras.

“O sonho era distante até ontem, hoje ele está mais próximo. Nosso trabalho de fiscalização, feito de forma organizada, ajudará na concretização deste sonho. E é muito importante essa iniciativa da Prefeitura de abrir espaço para a participação da população em obras como essas, que vão nos beneficiar”, salientou Aretusa Silva, uma das representantes da comissão do Parque Flamboyant.