Aparecida será modelo nacional em campanha de combate à Dengue

Por Elzenúbia Moreira

10 de janeiro de 2018

Por Elzenúbia Moreira

10 de janeiro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Campanha visitará mensalmente todos os imóveis do município para combater os focos do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Aparecida em parceira com o Governo do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas realizará do dia 22 a 31 de janeiro a campanha Aparecida contra o Aedes. A ação, organizada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 10, no Paço Municipal, tem como objetivo visitar todos os 258 mil imóveis e zerar o número de foco do mosquito e o casos de dengue no município tornando Aparecida um modelo nacional.

A campanha de combate ao Aedes se estenderá durante todo o ano de 2018 com os agentes de edemias visitando uma vez por mês todos os imóveis da cidade. “É uma ação permanente que vamos desenvolver em Aparecida e vamos dar o exemplo não só para o Estado de Goiás, mas para todo o país, zerando os os focos do mosquito”, informou o vice-prefeito e secretário de governo de Aparecida, Veter Martins.

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, 220 agentes realizam visitas nas residências diariamente e durante os oitos dias de campanha mais de 780 pessoas estarão envolvidas nas ações de educação saúde, prevenção e combate à dengue. “Em 2017, os agentes realizaram um milhão visitas no município de Aparecida, ou seja, um único imóvel foi visitado cerca de quatro vezes durante o ano”, apontou o coordenador.

Durante a campanha, uma força tarefa irá visitar 100% das casas no município mensalmente. “O trabalho educativo é comprovado cientificamente como a melhor forma de combater o Aedes aegypti e através das visitas e da comunicação com os moradores vamos mudar efetivamente a realidade do município. Pois o morador vai eliminar criadouros do mosquito em casa e deixar de ir ao posto de saúde”, relatou Veter Martins.

Dados – De acordo com os dados do Boletim da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Aparecida registrou 11.489 casos de dengue e dois óbitos em 2017. Segundo o coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Marcelo Rosa, a campanha pretende aumentar o número de visitas e orientar a população para colaborar para atingir signifitivamente na redução total dos indíces de dengue e focos do mosquito no município.

“Considerando que Aparecida é a segunda maior cidade do Estado, visitar 100% dos imóveis do município é um desafio muito grande, mas nós vamos conseguir realizar este trabalho mensalmente. Com isso, o município será o cartão postal do Estado na campanha Goiás contra o Aedes”, ressaltou Marcelo Rosa.

Presenças – Participaram da reunião para a realização da campanha de combate ao Aedes em Aparecida, Amanda Faria da Vigilância Epidemiológica municipal; Gustavo Amaury Assunção da coordenação de Atenção Básica; Vando Pereira do Prado da diretoria de Epidemiologia da SMS; Pedro Pereira da Silva Filho do Controle de Vetores; tenente Sabattini do Corpo de Bombeiros de Goiás; dentre outros agentes de saúde.