Aparecida será palco da encenação da Via-Sacra nesta sexta-feira, 19

17 de abril de 2019

Por Pabline Flaviane

17 de abril de 2019

150 atores encenam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo no campo de futebol do Jardim Riviera

A tradicional encenação da Via Sacra, promovida há 34 anos pelos fiéis da Paróquia São Batista do Setor Colina Azul, será realizada mais um ano. A Via Sacra deste ano será nesta sexta-feira, 19, a partir das 17h no campo de futebol do Jardim Riviera, na Avenida Teotônio Vilela. O espetáculo é encenado por 150 atores e coordenado pelo Grupo Teatral Repensar e conta com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.

O objetivo, segundo os organizadores, é despertar nos espectadores uma reflexão sobre os momentos vividos por Jesus em suas últimas horas de vida. ‘Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo ‘ contará com a participação de 150 jovens atores que irão reproduzir a Via-Sacra, de acordo com as escrituras sagradas, reproduzindo momentos como o julgamento, a peregrinação, crucificação, morte e ressurreição daquele que era apontado na época como rei dos Judeus.

A encenação atrai milhares de pessoas da região, que acompanham atentos todos os detalhes. “Começaremos com a cena que retrata a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’. Depois seguimos o roteiro como na Bíblia, mostrando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Os 150 atores ensaiaram por vários dias para apresentar o espetáculo que emociona a todos”, aponta um dos organizadores do evento, Redelson Tomaz.

Participação do público – A organização da Via-Sacra, que é considerada o maior evento religioso de Aparecida de Goiânia, pede que cada espectador leve uma vela branca que será usada durante os momentos de orações ao longo do percurso em que a encenação será realizada. “A cada ano cresce o número de pessoas que acompanham essa programação. Este ano, nossa expectativa é receber aproximadamente oito mil pessoas”, completa Redelson.

Via Crucis– A via crucis é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. Os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente á Paixão de Cristo.

Também chamada Via Sacra, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XII), quando os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O numero de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.