Aparecida tem fim de semana esportivo com Campeonatos de Skate e Karatê

Por Solange Araújo

20 de setembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Ações tiveram amplo apoio da Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Apoio e incentivo ao esporte também tem sido uma das preocupações da Prefeitura de Aparecida. Por isso, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer a Prefeitura apoiou a realização de dois grandes eventos esportivos na cidade neste fim de semana. Com disputas ocorridas no sábado, dia 18, o Aparecida Skateboard, teve como palco a Feira Coberta do Setor Cidade Vera Cruz e organizado pela Associação Goiana de Skateboard (GSK8). Já o Campeonato Goiano de Karatê foi realizado no Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade. Ambas competições tiveram a participação de dezenas de atletas em busca do lugar de destaque no pódio.

A Aparecida Skateboard foi realizado na modalidade street, que é a pista de rua com obstáculos, e dividida entre as categorias mirim, feminino, iniciante, amador e máster, no qual skatistas acima de 37 anos e com mais experiência competem entre si.

“O skate ter se tornado uma modalidade olímpica, contribuiu para a visibilidade e diminuição da marginalização do esporte que é praticado por atletas de todas as idades. Esse tipo de evento mostra para a sociedade que o skate é um esporte maravilhoso, para os nossos jovens aparecidenses”, comentou o secretário da pasta, Gerfeson Aragão, que acompanhou os momentos finais da competição realizada sábado.

De acordo com Aragão, foram colocados à disposição dos organizadores o local, que é coberto e arejado, banheiros químicos, água mineral, assistência médica com presença do Samu e foram atendidas ainda outras demandas pontuais. “Nosso objetivo é fomentar cada vez mais o esporte em Aparecida, seja ele coletivo ou individual”, sublinhou o secretário de Esportes.

Carlos Henrique, coordenador e organizador do evento, conta que o apoio da Prefeitura favoreceu não só os competidores e atletas, como também a comunidade. “Hoje o skate está sendo mais acessível por conta das Olimpíadas, o que é bom, porque estão olhando ‘melhor’ para o skate. Assim teremos mais pessoas, principalmente mais crianças andando de skate, que se torna uma forma de inclusão social”, disse.

Eduardo Felipe Cardoso, 17, foi um dos representantes de Aparecida no campeonato na categoria iniciante. Ele conta a importância do skate em sua vida. “O skate é a minha vida. Sempre tive apoio dos meus pais, desde que eu comecei a andar de skate. Agora eu tenho a oportunidade de correr o meu primeiro campeonato e pra mim está sendo muito gratificante”, comenta.  “Pra mim é legal. Eu gosto, é divertido”, comenta Sara Ribeiro, de apenas oito anos que estava competindo pela categoria mirim.

Campeonato Goiano de Karatê

Dando continuidade ao fim de semana esportivo em Aparecida, o Estação Cidadania-Esporte no Parque Trindade, na Zona Leste de Aparecida de Goiânia, foi palco do Campeonato Goiano de Karatê. O evento, que também contou com o apoio da Prefeitura de Aparecida, foi realizado no sábado, 18.

De acordo com Wesley de Carlos Reis, presidente da Federação de Caratê do Estado de Goiás, cerca de 120 atletas foram inscritos na competição que possuía mais de 100 categorias. Entre os competidores haviam atletas de nível estadual, nacional e internacional.

“A Prefeitura de Aparecida de Goiânia através da Secretaria de Esporte e Lazer não poupou esforço para nos ajudar a realizar um evento num momento ainda que estamos retornando as atividades de competição dentro do estado”, agradece o presidente.

“O Karatê é uma modalidade olímpica, assim como o skate e o Estação Cidadania Esportes atende todas as modalidades. É o que a Prefeitura vem fazendo, investindo em novos equipamentos que atendam a todas as modalidades esportivas, alcançando um número maior de jovens atletas aparecidenses”, explica o secretário de esportes, Gerfeson Aragão.

E complementa: “Investir em qualidade de vida é incentivar a prática esportiva em todas as idades. Temos investido maciçamente em espaços públicos voltados para o esporte como a implantação de campos sintéticos em quadras esportivas e também em praças, pista de caminhada, ciclovias e ciclo faixas, academias abertas, campos com gramado, reformas em estádios, pista de skate. Ou seja, o investimento em infraestrutura e apoio as diversas modalidades esportivas e associações e projetos no município, têm sido fatores importantes no crescimento e valorização do esporte em Aparecida”, finaliza o gestor.