Aparecida terá 11 frentes de pavimentação urbana ativas até o fim de maio

Por Rodrigo Augusto

19 de maio de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Bairros em diferentes regiões da cidade são contemplados com asfalto, galerias pluviais e meio-fio. Lista aumenta com lançamento de obras a cada semana

Com o fim do período chuvoso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e empresas contratadas, retomou e iniciou diversas obras de pavimentação asfáltica na cidade. Além disso, novas obras seguem sendo lançadas, ampliando o número de bairros que serão contemplados com o benefício.

Neste momento, o trabalho é executado nos seguintes bairros: Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Vila Oliveira, Pontal Sul e Jardim Itapuã 2. Nas próximas semanas, serão lançadas as obras de pavimentação no Parque das Nações e a primeira etapa do Setor Rosa dos Ventos. Totalizando 11 frentes de pavimentação.

Secretaria de Infraestrutura e empresas contratada trabalham na pavimentação asfáltica de diversos bairros em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha ressalta que desde o início do seu primeiro mandato tem realizado obras que beneficiem todos os bairros e que o asfalto é uma das ações mais solicitadas pelos moradores. “O asfalto representa maior dignidade e qualidade de vida para população aparecidense. Por isso temos nos empenhado em levar este benefício para a porta de todos os aparecidenses. Nosso objetivo é pavimentar todas as ruas habitadas e com rede de água na cidade”.

Gustavo Mendanha também enfatiza que mesmo em meio à pandemia da Covid-19, com recursos federais e estaduais em menor volume, Aparecida segue com investimentos robustos em obras de infraestrutura e mobilidade.

Moradores da Vila Oliveira, João dos Santos e Trajano Ricardo acompanham obras de pavimentação no bairro (Foto: Claudivino Antunes)

“Mesmo em um período de grandes dificuldades causadas pela pandemia, com servidores afastados por serem do grupo de risco e os recursos vindos em menor escala, não paramos de lançar obras de infraestrutura. O asfalto melhora a mobilidade urbana, ajuda reduzir os problemas de saúde provocados pela poeira e também valoriza os imóveis e a cidade de maneira geral”, destaca o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Em Aparecida, os bairros contemplados com a pavimentação recebem também o sistema de drenagem com a instalação das redes de galerias pluviais e meio-fio. “Com esse trabalho, evitamos problemas futuros como, por exemplo, alagamento das vias e cortes no asfalto para implantação de galerias. Assim, também geramos economia aos cofres públicos”, aponta o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Obras

Logo após o fim do período chuvoso, a Prefeitura de Aparecida retomou as obras de pavimentação no Setor Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul e Jardim Himalaia. R$ 22,5 milhões serão usados para concluir as obras de pavimentação nestes cinco bairros até o mês de agosto.

Na Vila Oliveira, a administração municipal investe mais R$ 7,2 milhões foram empregados em obras de terraplanagem, pavimentação, construção de galerias pluviais, meio-fio e calçada. A previsão é que o trabalho seja concluído até agosto. “Nesse período seco, o trabalho é realizado em um ritmo melhor, pois não precisamos realizar pausas devido às chuvas. Nossa expectativa é finalizar essas frentes dentro de até três meses”, explica o   superintendente de Obras da Seinfra, Roberto Lemos Oliveira.

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Aparecida irá lançar mais duas obras. No Parque das Nações, será concluída a pavimentação de todo bairro. No Setor Rosa dos Ventos, na Região Leste, será iniciada a primeira etapa com 50,7 mil metros m² de asfalto, 12,4 mil metros de meio-fio e mais 3,1 mil metros de galerias pluviais ao custo de mais de R$ 5,1 milhões.

Eixos estruturantes

Além de diversas obras de pavimentação urbana, a Prefeitura de Aparecida também investe na construção de cinco eixos viários que vão melhorar a mobilidade entre as regiões Leste e Oeste da cidade. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas e iluminadas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) destaca que parte do projeto já foi iniciado e que existe a possibilidade de os cinco eixos serem concluídos em um período de até dois anos. Para realização das obras, a prefeitura obteve financiamento da ordem de R$ 72 milhões junto ao Banco Andino.